GM lança novo Camaro no Salão de Nova York
As alterações em sua estética deram mais eficiência para a refrigeração e maior estabilidade em altas velocidades, informou a montadora americana. Sobre o Z28, a GM informa que o carro tem pacote especial para a aerodinâmica, tornando-se o “melhor Camaro para a pista já feito até hoje”.
O primeiro Camaro Z28 data de 1967 e foi criado para disputar competições. Como a versão original, o Z28 é oferecido apenas com câmbio manual. Ressaltando suas aptidões esportivas, o ar condicionado é opcional no modelo. “Como o mais recente Camaro com aptidões de rodar em pista, este carro traz de volta a missão do original Z28, e serve como comprovante da especialidade da Chevrolet como a melhor marca de carros de performance”, disse Mark Reuss, presidente da GM da América do Norte. Para a GM, o Z28 não foi desenvolvido para competir em uma categoria específica e sim de ser um carro capaz de rodar em pista. Em testes iniciais, o Z28 foi 3 segundos mais rápido por volta em comparação ao Camaro ZL1.
“Enquanto o ZL1 oferece performance excepcional nas ruas, em arrancadas e pista, o Z28 é inteiramente focado para pistas”, declarou Al Oppenheiser, engenheiro chefe do projeto do Camaro. De acordo com a GM, o Z28 possui motor V8 de 7.0 litros, que estreou no Corvette Z06. Chamado de LS7, o motor é montado a mão e rende 507 cavalos de potência e seu torque máximo é de 64,95 kgfm. Com o objetivo de aprimorar o uso em circuito, o Z28 tornou-se mais leve que os “irmãos”. Comparado ao Camaro SS, o Z20 é 25 kg mais leve. Em relação ao ZL1, a diferença é maior ainda, com 136 kg a menos.