Ford comemora a produção do 1.º New Fiesta no Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o presidente da Ford Brasil, Steven Armstrong, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e empregados da empresa participaram do evento no final da linha de montagem na fábrica.
“A indústria automobilística é fascinante e a sua história no Brasil se confunde com a da Ford. Com o New Fiesta, além de gerar emprego e renda a Ford traz para o País a vanguarda da tecnologia”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
O prefeito Luiz Marinho destacou a importância do primeiro veículo global produzido na região. “O evento público promovido pela Ford para o lançamento do New Fiesta devia ser seguido por outras montadoras”. O sindicalista Rafael Marques disse que o New Fiesta é resultado da relação entre a Ford e os empregados para viabilizar os investimentos e a competitividade.
“O New Fiesta é o segundo carro global da Ford produzido no Brasil, ao lado do EcoSport. Ele faz parte da nossa estratégia de renovar toda a linha no Brasil com produtos globais até 2015 e atingir uma produção total de 2 milhões de carros compactos no mundo”, disse Steven Armstrong.
A comemoração simbólica na fábrica faz parte de uma série de eventos para o lançamento do New Fiesta brasileiro. Como parte dessa programação, a Ford promoveu no centro de São Bernardo uma festa com público de mais de 50.000 pessoas e show da cantora Claudia Leitte.
Os eventos institucionais na fábrica e no Paço Municipal da cidade tiveram como objetivo realçar esse momento histórico. “O carro compacto mais vendido no mundo, fabricado em três continentes, começa agora a ser produzido no Brasil, em São Bernardo do Campo, onde nasceu a indústria automobilística brasileira”, ressaltou Armstrong.
O mais moderno do segmento
O New Fiesta brasileiro traz design esportivo e aerodinâmico e tecnologias avançadas para a segurança, economia de combustível, eficiência, dirigibilidade e conforto. A primeira unidade a deixar a linha de montagem foi um modelo Hatch com motor 1.6 Flex TiVCT, com duplo comando de válvulas, e transmissão automática PowerShift de dupla embreagem, versão topo da linha que será anunciada em breve.
Para a produção do novo carro a Ford investiu R$800 milhões, incluindo a modernização da fábrica que recebeu novas máquinas automatizadas, uma avançada linha de prensas de alta velocidade e uma nova tecnologia de pintura usada mundialmente em suas fábricas.
A versão 2014do New Fiesta, com motor Sigma de alumínio, tem a classificação A nos testes de economia e eficiência energética do INMETRO/CONPET, programa brasileiro que normatiza o rendimento dos veículos produzidos no País. O veículo também chega com as mesmas características de construção e equipamentos que levaram à classificação de cinco estrelas em segurança de institutos internacionais. Conforme a versão, ele vem equipado com sete airbags (inclusive de joelho para o motorista), controle de tração e assistente de partida em rampa, recursos que também contribuem para a melhor dirigibilidade da categoria.
Motor Sigma TiVCT é outra inovação desta versão do New Fiesta brasileiro. Ele traz a mais moderna tecnologia flex, com alto rendimento tanto com etanol como com gasolina. Tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável e um sistema de ignição apropriado para uso dos dois combustíveis. Também é o primeiro carro da Ford no Brasil, e um dos poucos do mercado, a contar com um sistema de partida a frio que dispensa o uso de reservatório adicional de gasolina.
New Fiesta 1.6 TiVCT Flex é um dos raros modelos compactos a oferecer transmissão automática. E traz mais um diferencial importante: é o único do segmento equipado com a PowerShift, avançada transmissão automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem, que também permite a opção de trocas manuais em todas as marchas.
Sua tecnologia garante o máximo aproveitamento da potência, com a melhor economia de combustível nessa classe de veículo. O desempenho e economia também são aprimorados pelo uso da direção elétrica e suspensão com geometria perfeitamente calibrada para rodagem no Brasil.
Outro item de destaque desta versão do New Fiesta é a disponibilidade do SYNC, o moderno sistema multimídia da Ford desenvolvido junto com a Microsoft. O SYNC permite o acesso a várias funções de comodidade do veículo, como conexão com telefone celular e seleção de músicas, usando comandos de voz em português. Traz ainda tela de LCD, sistema de som de última geração e entrada USB.
Esse recurso tecnológico aumenta a funcionalidade e o conforto, mas é classificado também como um item de segurança veicular, porque permite ao motorista realizar várias ações sem tirar as mãos no volante. O interior do carro foi redesenhado, acentuando o seu caráter esportivo, e aprimorado também no aspecto de ergonomia.
O mais vendido do mundo
O New Fiesta é o carro compacto mais vendido do mundo: em 2012, somou 666.397 unidades globalmente. É também um dos modelos de maior sucesso da história da indústria com mais de 15 milhões de unidades comercializadas desde a sua primeira versão em 1976. A nova geração do New Fiesta Hatch brasileiro começa a ser produzida regularmente nos próximos dias. Todos os detalhes da linha, incluindo motores, versões e preço serão anunciados a partir de abril próximo.