Fluence GT: sedã com alma esportiva

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Posted 21 de março de 2013 by bisponeto in
O Renault Fluence GT é uma configuração diferenciada do Fluence normal. Um carro para gente que gosta de ter controle sobre a máquina e não de ser controlado por ela. O sedã médio da Renault é mais um carro elegante do que propriamente esportivo.

Para criar o Fluence GT, a subsidiária brasileira da Renault foi buscar na França algo para deixar o carro mais potente: o motor 2.0 turbo, usado na Europa em esportivos modelos tradicionais da marca. Por aqui, ele recebeu uma calibração intermediária com 180 cv a 5.500 rpm e 30,6 kgfm a 2.250 rotações. O câmbio, também importado da França, é manual de seis velocidades. Com a nova configuração, o sedã acelera de zero a 100 km/h em oito segundos e atinge os 220 km/h – limitados eletronicamente.

As modificações estéticas, foram concebidas pelo Centro de Design da Renault na América Latina, em São Paulo. As alterações são discretas. Resumem-se aos novos pára-choques e saias laterais, além de rodas de liga leve, aerofólio traseiro e alguns logotipos com o nome da versão espalhadas pela carroceria e no interior. A cabine, por sua vez, ganhou pedais de alumínio, costuras vermelhas aparentes no volante e bancos e exclusivo painel de instrumentos com velocímetro digital. A estrutura do carro recebeu leves modificações para acompanhar a proposta. Os pneus 205/55 R17 são exclusivos da versão e a suspensão ficou mais rígida graças a novos amortecedores e molas. Na frente, o GT é 4 cm mais baixo que o Fluence tradicional.

Em termos de equipamento, o GT é quase idêntico ao Fluence Privilège 2.0 CVT. Tem controle de estabilidade e tração, seis “airbags”, ABS, revestimento interno em couro, ar-condicionado “dual zone”, faróis de xenon, teto solar elétrico e rádio/CD/USB/Bluetooth/GPS com tela de cinco polegadas no painel e comandos na coluna de direção. O propulsor 2.0 turbo sob o capô do Fluence GT surpreende. Antes dos 2 mil giros ele até parece preguiçoso. Mas é só impressão. Quando o torque máximo aparece, é preciso tomar cuidado para não ser multado por excesso de velocidade. Os 30,6 kgfm empurram o sedã com agilidade e competência.

Vai de  zero a 100 km/h em apenas oito segundos e a velocidade máxima de 220 km/h, de acordo com a Renault, é limitada eletronicamente. Explorar as rotações médias e altas do Fluence é uma tarefa divertida. Com o rádio desligado, dá para ouvir o característico “zunido” do turbo enchendo ao mesmo tempo em que o velocímetro digital sobe suas escalas rapidamente. O câmbio manual de seis marchas foi outra escolha acertada da Renault. As primeiras relações são curtas e exploram bem as faixas de giro em que o motor é mais eficiente. Os engates são precisos e o curso, curto. A embreagem é confortável e tem boa sensibilidade.

Quando o assunto é dirigibilidade o Fluence também vai bem. A suspensão da versão GT é mais rígida do que no resto da linha e diminui as rolagens da carroceria. A direção é elétrica consegue passar boa sensibilidade e segurança para o motorista. Na hora de usar o carro no dia-a-dia outra surpresa.  As alterações feitas na suspensão não atrapalharam o conforto ao rodar do Fluence. Claro que o carro ficou um modelo “durinho”, mas adaptado ao uso urbano. Na estrada faz retomadas rápidas e seguras. E seu câmbio de seis marchas tem engates precisos que transforma o Fluence GT num carro agradável de guiar. Apesar de ser  um sedã médio de dimensões consideráveis, o Fluence GT se comporta de maneira que satisfatória. Não chega a ser um esportivo “puro sangue”, mas consegue ter um comportamento bem esportivo.

Seus bancos tem bons ajustes e seguram o corpo também nas curvas. O porta-malas é bem espaçoso e carrega 530 litros, mas tem braços que invadem a área das bagagens. O conteúdo e proposta do Fluence GT agradam bastante. Ele é pouco mais de R$ 7 mil mais caro que a versão “top” com motor 2.0 do Fluence. Entretanto, tem desempenho mais agressivo e dinâmica mais apurada. O Fluence GT atende as necessidades de quem busca um sedã com alma esportiva e visual discreto, em que única identificação é um pequeno emblema GT-Renault Sport no  lado direito da tampa do porta-malas.

Ficha técnicaRenault Fluence GT

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo de válvulas no cabeçote, válvulas variável na admissão e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto seqüencial.

Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

Potêcia máxima: 180 cv a 5.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 8,0 segundos.

Velocidade máxima: 220 km/h.

Torque máximo: 30,6 e kgfm a 2.250 rpm.

Diâmetro e curso: 82,7 mm X 93,0 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com braço inferior triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Traseira por barra de torção – eixo em “H” com deformação programada –, molas helicoidais, barra estabilizadora integrada e amortecedores hidráulicos telescópicos. Oferece controle de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Oferece ABS com EBD.

Pneus: 205/55 R17.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.341 kg.

Capacidade do porta-malas: 530 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Córdoba, Argentina.

Itens de série: Abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado “dual zone”, banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo cartão com “keyless”, velocímetro digital, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, sistema de navegação, volante com regulagem de altura e profundidade, airbags frontais, laterais e de cortina, teto solar, controle de estabilidade e tração, faróis de xenônio, faróis de neblina, sensor de chuva, luminosidade e estacionamento, ABS com EBD, rádio/CD/MP3/USB/AUX/Bluetooth, rodas de alumínio de 17 polegadas, “spoiler” dianteiro, saias laterais e traseira, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento cromada e interior revestido em couro com pespontos vermelhos.
Preço público sugerido: R$ 80.640,00.

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