Suzuki apresenta o Jimny “brasileiro”
O Jimny “abrasileirado” (ou canarinho, como queiram), promete conquistar um consumidor diferente, que curte um carro “off-road” na cidade. A principal diferença do modelo importado, vendido até novembro do ano passado, está no visual. O “scoop” no capô, as rodas na cor grafite, o pára-choque com “bumper guard” (maior saliência na frente) e a grade dianteira são as principais novidades.
Fora isso, alguns ajustes na suspensão, para atender às exigências brasileiras, o sistema de som MP3, com entrada USB e “Bluetooth” de fábrica, novos bancos e encostos de cabeça. Na parte interna, mudanças no formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e portas. O interior é repleto de porta-trecos que favorecem até os ocupantes traseiros, onde também tem o sistema “isofix”, que prende as cadeirinhas de criança.
O valente jipinho chega rede de apenas 60 concessionárias em quatro configurações: 4All, 4Sport, 4Sun e 4Work. A primeira custa R$ 55.990,00 e traz ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som com CD/MP3, entrada auxiliar, USB e viva-voz Bluetooth. A segunda sai por R$ 59.99,000 e é indicada para quem gosta de trilhas. Inclui pneus especiais para lama, pára-lamas recortados e faróis com máscaras. A 4Sun tem teto solar de lona elétrico que ilumina até o banco traseiro, além de duas memórias de posição. Por fim, a 4Work dá opções de customização, mas não passa de R$ 61.990.
Seu motor é 1.3L (DOHC), feito em alumínio e movido a gasolina. E gera potência máxima de 85 cavalos (6.000 rpm) e torque de 110 Nm (4.100 rpm), acoplado a transmissão manual de cinco marchas, com consumo médio de 11 km/l. Mas se o seu objetivo é um carro alto para o ciclo urbano, o Jimny atende, desde que para quatro ocupantes. Além da altura, o que favorece o modelo é o seu tamanho, em contraponto, bem compacto, o que facilita na hora de estacionar.
As colorações de produção são: Prata Imperial, Preto Class, Branco Alaska, Vermelho Race, Verde Amazônia e Verde Tropical. Já as especiais são: Amarelo Solar, Roxo Ipê, Laranja Fun, Rosa Croma e Azul Pacífico. A expectativa da Suzuki é produzir 7 mil unidades/ano. O modelo será montado inicialmente na planta de Catalão e finalizado na de Itumbiara, ambas em Goiás.