Novo Fiesta ST no Salão de Chicago
Resultado da parceria dos times de veículos especiais da Ford na Europa (RS) e Estados Unidos (SVT), o Fiesta ST será oferecido na América do Norte apenas na versão “hatch” de cinco portas, com transmissão manual de seis velocidades. Ele terá uma versão especial do motor EcoBoost 1.6 de quatro cilindros, com potência de 200 cv, torque de 29,5 kgfm e consumo na faixa de 14,5 km/l.
Embora seja feito para as ruas, seu visual com grade e “spoilers” exclusivos, prolongadores, saída dupla de escape, aerofólio na traseira e rodas de 17 polegadas, mais parece o de um carro de corrida.Não por acaso, o veículo tem uma forte conexão com os New Fiestas que competem nos X Games, Global Rallycross e Campeonato Mundial de Rali. O seu motor tem sistemas de admissão e exaustão redesenhados e uma calibração diferente. Como o Focus ST, ele conta com um sistema “over-boost” que mantém a válvula de liberação dos gases do turbo fechada por mais 20 segundos, ampliando o pico de torque, e também um “sound symposer” que filtra os ruídos e amplifica o ronco do motor para produzir um som poderoso. Suspensão tunada e controle vetorial de torque são outros diferenciais do carro.
Focus ST
A Ford exibe também o Focus ST, veículo que introduziu a marca ST (Sport Technologies) na América do Norte, combinando potência e esportividade com funcionalidade para o uso diário. O Focus ST tem suspensão e freios tunados e motor 2.0 EcoBoost de alta performance, com potência de 255 cv e torque de 37 kgfm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 248 km/h, com um consumo de 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Desde o seu lançamento na Europa, em 2005, o Fiesta ST vendeu 30.000 unidades, número expressivo para um carro de nicho. E o Focus ST é vendido desde 2002 e soma 51.000 unidades na Europa.
Competição
Outra novidade da Ford para a imprensa no Salão de Chicago foi o Fiesta ST Race Car, modelo preparado para competir no Global Rallycross em parceria com a sueca Olsberg MSE. Os pilotos Tanner Foust e Brian Deegan, que vão estrear o carro na temporada 2013, junto com Ken Block, participaram do evento.