Moveo: uma scooter elétrica e dobrável
Estamos nos referindo a um curioso “scooter” elétrico desenvolvido pela Moveo, que pode se deslocar com extrema mobilidade não só pelas vias, mas também para ser carregada tal qual uma valise pelo proprietário.
Essa é proposta da “scooter” elétrica dobrável, criada pela organização húngara sem fins lucrativos Antro. Movido por baterias de lítio e composto por fibra de carbono, o Moveo se transforma em uma mala com rodinhas e pode ser carregado para qualquer parte junto a seu proprietário.
O “design” único do “scooter” elétrico e seu peso leve, apenas 25 kg devido à fibra de carbono, são os pontos característicos dessa novidade do grupo Antro, além claro, do fato de ele ser dobrável e poder ser levado como uma mala de rodinhas para qualquer lugar. A invenção promete solucionar problemas de estacionamento e também de combustível, por utilizar apenas eletricidade.
Cabendo até mesmo debaixo de uma mesa, a “scooter” de fibra de carbono pesa apenas 25 kg e oferece uma velocidade máxima de 45 km / h, com bateria para circular até 35 km por carga. Os planos para o Moveo são ousados, pois este pequeno “scooter” individual deverá entrar em produção a partir de 2014 com a expectativa de serem fabricadas 15 mil unidades por ano. Num primeiro momento, a estimativa é de que sejam feitas 4 unidades por ano e, nesta escala, o preço final para o consumidor deverá ser de 4.600 euros, pouco mais de 12.000 reais numa conversão direta.
Por enquanto o Moveo ainda não está sendo comercializado, pois o grupo húngaro sem fins lucrativos segue em busca de financiamento para produzir o protótipo em larga escala e introduzi-lo ao mercado. O Grupo Antro que desenvolveu o Moveo é de origem húngara e ainda estuda alguns aperfeiçoamentos e melhorias na concepção do veículo. Apesar de algumas dificuldades na montagem da moto, a idéia parece ser bem interessante. Formado pelas empresas Antro Nonprofit Ltd, Solo-Duo Co. e Moveo Co., o grupo Antro tem como objetivo desenvolver soluções para a mobilidade urbana, que não impactem o meio-ambiente.