GMB inaugura fábrica em Joinville
Com área total de 500 mil metros quadrados, sendo 30 mil de área construída, a unidade fabril recebeu R$ 350 milhões em investimentos e tem previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões. A nova fábrica é a primeira a implantar uma série de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol -, reciclagem de água industrial e tratamento inédito de efluentes e esgotos.
A localização da cidade mais populosa de Santa Catarina é estratégica sob o ponto de vista operacional da fábrica. Ela fica instalada no corredor rodoviário que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul. Além disso, a cidade está há cerca de 100 quilômetros de distância dos portos de Paranaguá, no Paraná, e de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba, ambos em Santa Catarina. Fatores que facilitam a exportação e o transporte das peças para outros Estados. A vocação para o setor metal-mecânico de Joinville também contribuiu para a escolha da cidade.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, avalia que “investimentos como o da fábrica de motores da General Motors, em Joinville, são sempre importantes porque contribuem para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, com a geração de mais mercado de trabalho. A GM, assim como a futura fábrica de tratores da LS Mtron Brasil, em Garuva, representam a crença na força dos catarinenses”.
Durante a inauguração da fábrica em Joinville, Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul e da GM do Brasil, disse que “A nova fábrica é uma das mais modernas da GM na América do Sul e no mundo, incorporando os mais avançados processos de tecnologia automotiva e de sustentabilidade. A produção de motores e componentes em Santa Catarina tem como objetivo ajudar a alavancar o crescimento da GM em toda a região, que ganhou mais importância ainda dentro da companhia com a criação da divisão GM América do Sul”.
Participaram da cerimônia de inauguração da fábrica da GMB em Joinville, além de Ardila, João Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina e de Udo Döhler, prefeito de Joinville, Marcos Munhoz, vice-presidente da GMB, entre outras autoridades.