Geely Motors estréia no Brasil em agosto
No entanto, dois meses depois, em 15 de setembro, com a diferenciação de 30 pontos percentuais no IPI entre carros nacionais e importados, instituída por meio do Decreto 7.567, o projeto de importação de automóveis Geely teve de ser repensado. De acordo com José Luiz Gandini, presidente do Grupo Gandini, o projeto Geely só voltou a ter viabilidade econômica com a linha de montagem de dois modelos da marca chinesa, com início previsto para o segundo semestre deste ano em Montevidéu, no Uruguai, e também com planos, por parte da direção chinesa, de ter uma unidade fabril no Brasil.
Como o Grupo Gandini tem sob seu controle, a Kia Motors do Brasil e para que as operações da Geely Motors do Brasil tenham total independência administrativa e comercial, Ivan Fonseca e Silva foi nomeado para assumir a presidência, executivo que esteve no comando da Ford Brasil, Aston Martin e Jaguar.
Sedã EC7 e Hatch LC
De acordo com Gandini, o primeiro modelo Geely a ser comercializado no País será o sedã médio EC7, a partir de agosto próximo, quando a importadora espera ter nomeado cerca de vinte concessionárias, inicialmente nas regiões Sul e Sudeste. Em novembro, a Geely Motors do Brasil lançará o “hatch” compacto LC 1.0. Ambos os modelos virão da nova linha de montagem da Geely International Corporation em Montevidéu, no Uruguai.
O sedã EC7 virá nas versões com câmbio mecânico de cinco marchas e automático CVT, com motor 1.8 de alumínio, que gera 140 cavalos de potência. A Geely Motors do Brasil vai disponibilizar o EC7 com ar-condicionado, direção hidráulica, bancos revestidos em couro, entre outros itens de conforto de série. O “hatch” compacto LC 1.0 traz sob o capô um motor de 68 cavalos. A Geely Motors do Brasil também o trará em sua versão mais completa, com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, “airbags”, ABS, entre outros itens de conforto e segurança.
A Geely Motors do Brasil prevê para este ano vendas de 360 unidades por mês do sedã EC7 e 420 unidades por mês do “hatch” LC 1.0. “Embora os preços ao consumidor ainda não estejam definidos, pretendemos lançar o sedã por cerca de R$ 55 mil e o hatch em torno de R$ 35 mil”, informa Ivan Fonseca. O grupo automotivo Geely International Corporation começou a fabricar automóveis em 1997. A Geely é proprietária da Volvo Cars, da Suécia, e da Manganese Brown, fabricante de táxis na Inglaterra.