Duster Tech Road tem alma urbana

0
Posted 5 de fevereiro de 2013 by bisponeto in
Com o Duster a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana da Grande Curitiba (PR), marca sua presença disputado mercado de utilitários esportes.  O Duster é um utilitário de linhas modernas e elegantes, com um porte adequado até para as ruas estreitas das cidades.

Para explorar o lado “novidadeiro” do consumidor brasileiro, que gosta de se sobressair, a Renault do Brasil lançou a série especial Tech Road dando mais fôlego ao “marketing” do modelo. Feito com base na Dynamique, a nova versão aproveita o apelo da tecnologia para se situar numa espécie de “topo do topo”. A tal “tech” que a montadora francesa vende com a versão refere-se ao sistema NAV, que apresenta tela sensível ao toque, de sete polegadas, e rádio com conexão USB/iPod, Bluetooth e auxiliar. O equipamento também oferece sistema de navegação com mapas fornecidos pela Navteq.

Fora isso, apenas os mesmos itens disponíveis no Duster Dynamique, que vão desde o computador de bordo até o trio elétrico, passando por “airbag” duplo e ABS. A intenção da Renault com o Tech Road é chamar a atenção para o Duster e também estimular o público mais jovem a conhecer o seu utilitário esportivo. O Duster Tech Road é oferecido em duas opções de motores, movidos a gasolina e etanol – 1.6 e 2.0. No de maior cilindrada, há a possibilidade do câmbio automático. Com esta configuração, o utilitário entrega 142 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 20,9 kgfm de torque aos 3.750 giros, quando abastecido com etanol. Todas as versões estão disponíveis apenas com tração 4X2.

Os 142 cv do motor 2.0 são suficientes para mover satisfatoriamente o Duster Tech Road. De um modo geral o utilitário da Renault é bem equilibrado. É claro que em curvas mais fechadas um veículo alto enfrenta uma dificuldade natural. É preciso corrigir eventualmente a direção. Nas retas, mesmo em alta velocidade, o SUV mantém o comportamento sóbrio e não compromete. Os principais comandos do utilitário estão bem posicionados e a utilização é intuitiva. Na estrada de asfalto a estabilidade direcional é de impressionar.  O SUV mantém o comportamento sóbrio e não compromete. Então, a 120 km/h, nossa velocidade máxima legal, ele vai que vai, permitindo viagens longas sem cansaço.

No entanto, o controle de ajuste dos retrovisores está posicionado entre o câmbio e o freio de mão, local pouco prático. Mas nada é perfeito. Conforto é uma virtude do Duster Tech Road. Os bancos são confortáveis e os ajustes, tanto de altura do assento quanto do volante, proporcionam facilidade na hora de encontrar uma boa posição para dirigir. O banco de trás acomoda tranquilamente três adultos de estatura mediana com espaço suficiente para as cabeças, sem que os joelhos pressionem os bancos dianteiros. E sua suspensão absorver bem as imperfeições das ruas. O bom ângulo de abertura das portas facilita a entrada e saída da cabine. O bagageiro também é generoso quanto a espaço e comporta 475 litros.

Quanto a acabamento, os plásticos usados não transmitem requinte. No entanto, até combinam com o aspecto “bruto” do carro. Alguns detalhes cromados, como o losango da Renault no volante e os contornos de alguns botões, melhoram um pouco o visual do interior. O Duster Tech Road tem preço sugerido a partir de R$ 63.130,00 e conta com vasta lista de equipamentos. Seu principal concorrente, o Ford EcoSport, parte de R$ 65.680,00 na versão intermediária Free Style, equipada com itens semelhantes. Com preço competitivo, o Duster perde apenas pelo alto consumo de combustível, pois o computador de bordo do Tech Road marcou u’a média de 4,8 km/l em circuito misto.

De acordo com Romain Darmon, gerente de produto da Renault, o pacote do Duster “agrega itens de aparência, tecnologia e “status” apreciados por quem usa o SUV durante a semana para ir do escritório às compras no “shopping-center” e, nos finais de semana, para passeios com a família”. De fato, o Duster Tech Road se sai bem e nas situações cotidianas e deixa claro que, apesar do jeitão de “bruto”, fica bem à vontade na “selva urbana” das grandes cidades. Tem, portanto, alma urbana.

 

Ficha técnicaRenault Duster Tech Road 2.0 16V

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto seqüencial.
Transmissão: Câmbio automático de quatro marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 138 cv e 142 cv com gasolina e etanol a 5.500 rpm.
Aceleração: 0-100 km/h: 11,1 e 10,4 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 178 km/h e 181 km/h com gasolina e etanol.
Torque máximo: 19,7 kgfm e 20,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.750 rpm.
Diâmetro e curso: 82,7 mm X 93,0 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos, triângulos inferiores e molas helicoidais. Traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. Não possui controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/65 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS.
Carroceria: SUV em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,31 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal.
Peso: 1.353 kg.
Capacidade do porta-malas: 400 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Itens de série: Sistema NAV com rádio/USB/Bluetooth/Aux com comandos na coluna de direção, computador de bordo, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, trio elétrico, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, ABS, faróis de neblina, rodas de 16 polegadas, volante com revestimento em couro, barras longitudinais no teto, retrovisores externos cromados e faróis com máscara negra
Preço sugerido: R$ 63.130,00.
Opcionais: Pintura metálica e bancos de couro.
Preço completo: R$ 65.760,00

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)