Toyota Prius chega às concessionárias
O Toyota Prius se vale de dois motores para ser eficiente. A estrela é o motor elétrico de alto rendimento, que gera até 82 cavalos e 21,1 kgfm de torque. Mas há ainda o 1.8 16v VVT-I de ciclo Atkinson (com tempo de admissão maior que o de ciclo Otto, mais comum) que gera até 99 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. Eles são coordenados por uma transmissão CVT e juntos geram até 134 cv, pois nenhum dos dois motores trabalha em potência máxima juntos.
Seu motor elétrico é alimentado por bateria, que por sua vez é recarregada pelos freios regenerativos do modelo ou por um gerador ligado ao motor à gasolina, sem depender de carga externa. A bateria não necessita de manutenção nem de troca periódica, e sistemas como compressor do ar-condicionado, bomba d’água e direção são elétricos, tirando do motor 1.8 a esta obrigação, trabalhando mais “leve”.
Quem tira o Prius da inércia é o motor elétrico, pois o motor térmico só entra em operação a partir dos 40 km/h. E seu painel digital informa o motorista o tempo todo sobre consumo e qual fonte de energia está sendo usada. De acordo com testes de eficiência do Inmetro o Prius consegue rodar 15,7 km com um litro de gasolina na cidade e 14,3 km na estrada. Em São Paulo, cerca de 20 unidades do Prius estão sendo usadas como táxi.
Detalhe: ao contrário dos automóveis convencionais, o híbrido obtém seus melhores resultados de consumo ao rodar no trânsito urbano. O veículo oferece quatro modos de condução, inclusive um apenas elétrico.
No normal, a fonte propulsora se alterna conforme as condições de dirigibilidade. Tem ainda o modo econômico e o Power, que prioriza ultrapassagens e retomadas. Entre os equipamentos destacam-se: bancos e volante revestidos de material sintético ecológico, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático, sistema de com MP3, WMA e Bluettoth com tela de LCD que exibe imagens da câmera de ré, travas e vidros elétricos, controle de tração (TSC), controle de estabilidade (VSC), freios ABS com EBD e sete “airbags”.
Mas, porém, o preço do híbrido mais vendido do mundo assusta um pouco: R$ 120.830,00.