Renault revela “crossover” Captur
Suas linhas externas acompanham a tendência lançada pela nova geração do Clio, apresentada no Salão de Paris em setembro do ano passado. Inclusive, os dois modelos dividem a mesma plataforma. O Captur tem 4,12 m de comprimento. Avançado e inclinado o pára-brisa garante o visual diferente do carro, herdado do carro-conceito “Captur”. “Seu tamanho compacto, a distância do solo elevada, as grandes rodas e proteções de soleira foram pensadas para explorar todas as facetas do cotidiano”, informa Renault em nota.
Em dois tons, a pintura original permite diferenciar o teto e as laterais do resto da carroceria. A Renault não revelou detalhes dos motores a serem utilizados pelo Captur, mas certamente terá versão a diesel e a gasolina para a Europa. Também não há informações sobre o tipo de transmissão adotado e se terá a opção de tração nas quatro rodas. “O Renault Captur é um “crossover” compacto sem agressividade, com um estilo prático bastante presente”, diz Benoît Bochard, Diretor da Gama de Produto – Segmentos A/B.
Compacto como o novo Clio, o Captur mede apenas 4,12 metros de comprimento e tem espaço no interior para até cinco ocupantes. A fabricante ainda destaca a presença de um completo aparato multimídia a bordo, com monitor colorido sensível ao toque, seis alto-falantes e conexão Bluetooth para celular com função “streaming”, que permite rodar arquivos do telefone na interface do carro.
De série o Renault Captur contará com itens que incluem cartão “hands-free”, auxílio de partida em ladeiras, câmera e sensor de estacionamento. Ele também receberá o Renault R-Link, um “tablet” tátil multimídia integrado e conectado. Ele é complementado por um sistema de áudio de 6HP, Bluetooth e “audio-streaming”, sistema Arkamys, que reproduz um som de alta qualidade. Suas motorizações a gasolina ou a diesel, serão a última palavra em termos de tecnologia da Renault, serão as melhores da categoria em consumo e emissões de CO2.
O Renault Captur será mostrado a imprensa e ao público durante o Salão do Automóvel de Genebra, em março. E será produzido na fábrica da Renault na cidade espanhola de Valladolid, onde hoje é feito o Twizy. O modelo vai concorrer com o Peugeot 2008, o Opel Mokka (Chevrolet Trax) e o Ford EcoSport. A Renault do Brasil não confirmou o modelo para o mercado brasileiro, assim como não fez com o novo Clio. As vendas do Captur na Europa devem começar logo após o Salão de Genebra.