Rely Pick-up chega ao Brasil
O veículo que marca o início das operações no Brasil é chamado de Pick-Up e tem capacidade de carga para 800 kg – sua caçamba tem 2,5 m de comprimento e 1,5 m de largura. É equipada com motor Acteco 1.0 16V (a gasolina) de 64 cv de potência e 8,97 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas.
Sua suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores de dois cursos, enquanto a traseira traz eixo rígido dependente com feixe de molas e amortecedores cilíndricos de dois cursos. O freio dianteiro é a disco e o traseiro, a tambor. O peso total do veículo é de 1.030 kg. Entre os equipamentos estão direção hidráulica, ar-condicionado e rádio – não há vidros, retrovisores ou travas elétricos. A marca oferece garantia de um ano ou 30 mil km e afirma ter estoque de peças para cobrir 90% dos atendimentos.
Inicialmente, a Venko Motors vai aproveitar a cota de importação de 4.800 veículos que o regime automotivo brasileiro, Inovar-Auto, concede. Mas tem planos de produção no Uruguai. “Em complemento ao benefício da cota, a Venko estuda a possibilidade de montar parte da linha Rely no Uruguai, onde são fabricados o Face e o Tiggo”, disse Valdir Romero, diretor de operações da empresa no Brasil.
LANÇAMENTOS
Romero promete para março o lançamento do modelo Van, de sete lugares com o mesmo motor 1.0 16V da Pick-Up. Em abril desembarca no mercado brasileiro o modelo Link, minivan também para sete ocupantes, mas com motor 1.3 litro, de 84 cv. E no segundo semestre, ainda de acordo com Valdir Romero, chegam os modelos Pick-Up Cabine Dupla, Pick-Up EX (caçamba estendida com 3 metros no comprimento) e a van H13, com capacidade para 14 passageiros e equipada com motor 2.0 de 170 cv. A Venko Motors pretende estruturar o crescimento da Rely com base no grande número de aplicações de miniutilitários no País e na restrição do acesso de caminhões aos centros urbanos.