Paraná é a 2ª maior força do automobilismo brasileiro
Segundo Rubens Gatti (foto), presidente da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), o Paraná é o estado com maior número de pilotos na arrancada, com 356 competidores inscritos na CBA; e ocupa na segunda colocação em Velocidade no Asfalto, com 328 pilotos; Kart, com 278; e Velocidade na Terra, com 132 pilotos. A Federação Paranaense também foi em 2012 a que mais realizou competições nacionais.
“Somadas as competições nacionais e estaduais, chegamos a realizar oito corridas em um único final de semana. A nossa média é de 3,5 corridas por fim de semana. Isto só é possível porque temos excelente quadro humano em todos os níveis de organização de uma prova e também porque os clubes são atuantes. O trabalho dos clubes também é fundamental para que o Paraná seja o segundo maior em número de pilotos no Brasil, destaque para o kart, especialmente nas categorias de base (Mirim, Cadete e Super Cadete)”, enfatiza Rubens Gatti.
Perspectivas para 2013
Se 2012 foi bom para o automobilismo paranaense, as perspectivas para 2013 são ótimas. O ano já começa com uma boa notícia. O paranaense Milton Sperafico foi eleito vice-presidente da CBA. Rubens Gatti acentua que a eleição de Milton é fruto do trabalho desenvolvido pela Federação Paranaense ao longo dos últimos 10 anos, sempre buscando descobrir novos talentos.
“A escolhida do ex-piloto Milton Sperafico para ser vice-presidente de Cleyton Pinteiro na CBA é o reconhecimento da importância do Paraná para o automobilismo brasileiro. Fazia décadas que não tínhamos um representante no corpo eletivo da entidade máxima do automobilismo nacional. Vamos trabalhar com mais motivação para que possamos aumentar o número de pilotos e que possamos realizar um número maior de eventos, sem que percamos a qualidade”, enfatiza Rubens Gatti.