O preferido dos deficientes: Honda Cívic
Na pesquisa, que acontece há 15 anos, a Honda e a Toyota costumam liderar as votações, no entanto, este ano o segundo lugar foi dividido entre a Fiat, com a multivan compacta Doblò e a Nissan com a minivan Livina. O sedã Toyota Corolla ficou em terceiro lugar com 15% dos votos.
São analisados na pesquisa, itens como acessibilidade aos comandos de painel, conforto, espaço interno e de porta-malas, funcionalidade, visibilidade, preço e condições de compra, além do atendimento da rede de concessionárias. No último item, a Honda saiu na frente com seu programa Honda Conduz, criado em 1997, que se baseia em atendimento diferenciado, concessionárias com acessibilidade e uma equipe de vendedores treinados, que tem garantido o primeiro lugar da marca nos últimos quatro anos (com outro sedã, o City).
É perceptível que a pesquisa reflete os resultados das ações das montadoras em suas participações ativas neste segmento. De acordo com o último Censo realizado pelo IBGE, estamos falando de um universo de mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, um nicho que merece atenção dos fabricantes.
Posição / Modelo / Porcentagem
1º Honda Civic 23%
2º Fiat Doblò e Nissan Livina 17%
3º Toyota Corolla 15%
4º Honda Fit e Chevrolet Cruze 13%
5º Ford EcoSport e Renault Duster 9%
6º Chevrolet Spin, Renault Sandero e Nissan Gran Livina 7,5%
7º Renault Fluence e Honda City 5,5%
8º Fiat Palio Weekend e Toyota SW4 4,5%
9º Corsa Classic, VW Fox, Ford Focus, Fiat Uno e Citroën Air Cross 3,5%
10º Outros 2%