Novidades da Fórmula-1 em 2013
Este ano a Fórmula-1 contará com uma equipe a menos. Assim o “grid” contará com dois carros a menos em 2013. Com a saída da HRT após problemas financeiros, a categoria terá 11 equipes e 22 carros, em vez de 24 como no ano passado
Como o número de carros será menor, o sistema do classificatório terá uma pequena mudança: um eliminado a menos no Q1. Em vez de sete pilotos serem eliminados na primeira parte, serão seis. Depois disso, mais seis serão eliminados no Q2, mantendo os dez primeiros na disputa pela desejada “pole position”.
Bico dos carros poderá ser coberto. O polêmico bico de ornitorrinco que apareceu na temporada 2012 por causa de exigências de segurança poderá ser coberto pelas equipes com um painel, para esconder o desnível, muito criticado durante a temporada.
Uso da asa móvel será restrito nos treinos livres e classificatórios. O sistema de abertura da asa móvel, que dá mais velocidade aos carros e era permitido em todos os momentos dos treinos livres e classificatórios, agora será controlado. Assim como na corrida, os pilotos apenas poderão abrir a asa móvel quando estiverem nas zonas apropriadas dos circuitos.
Também será proibida em 2013, a asa móvel dupla, usada pela Mercedes Benz em 2012. E os testes de meio de temporada foram banidos. A volta dos testes de meio de temporada durou apenas um ano. Para 2013, as equipes concordaram em não realizar os treinos durante o campeonato, para evitar altos custos. Com isso, as equipes realizarão apenas os testes de pré-temporada, em Jerez e Barcelona.