Montadoras investirão 5,5 bilhões no Brasil
De acordo com cálculos feitos com base nas informações dos processos de habilitação, as montadoras se comprometem a produzir no total 453 mil veículos a mais por ano até 2017. Se inscreveram no regime 45 empresas, entre elas JAC, BMW, Nissan, Chery, e Mitsubishi. Até o momento 28 receberam a habilitação.
INOVAR-AUTO
Com validade de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2017, o Inovar-Auto tem como objetivo incentivar desenvolvimento tecnológico, inovação, eficiência energética, entre outros. O regime atinge empresas que produzem no País, empresas que não produzem, mas comercializam no Brasil, assim como as empresas que apresentem projeto de investimento.
Anunciado em outubro de 2012, junto a medidas de estímulo à indústria nacional, o novo regime automotivo define critérios e exigências para que as montadoras de carros importados possam ter redução na tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Entre eles, as montadoras que produzem no País deverão cumprir, pelo menos, três das quatro exigências para terem direito aos incentivos fiscais, que são o cumprimento mínimo de etapas de produção no Brasil: o investimento em pesquisa desenvolvimento; o investimento em engenharia e tecnologia industrial; e a adesão ao Programa de Etiquetagem Veicular.