Kawasaki lança nova Z800 2013

0
Postado 31 de janeiro de 2013 por bisponeto em
Foi mostrada ontem (30 de janeiro) à imprensa especializada num evento em São Paulo, a nova Z800 2013. Apresentada pela primeira vez no Salão de Colônia em outubro do ano passado, a esportiva moto começou a ser produzida em Manaus (AM) em meados de janeiro.

Visualmente, a Z800 se destaca pela agressividade dos faróis e pelos recortes nas carenagens laterais, em conjunto com o guidão um pouco mais aberto. Na traseira, chama atenção à lanterna que acende em formato de dois “Zs”, sendo um deles invertido. A forração do banco também remete ao nome da moto, trazendo revestimento com grafismo cheio de pequenos “Zs” – solução que deve dividir opiniões.

A nova “naked” da Kawasaki pesa 229 kg (231 kg com ABS) e tem tanque de combustível com 17 litros de capacidade. Descendente da linha Z da Kawasaki, uma família de esportivas que nasceu em 1972 com a Z1, a Z800 chega inicialmente em apenas três cores: verde, branca e preta.

Seu novo quadro tubular é complementado por um sub-chassi de alumínio, com a fixação do motor mais próxima do centro de gravidade da moto. A posição de pilotagem está um pouco mais inclinada para frente, enquanto o tanque ficou mais estreito junto às pernas do piloto. Da mesma forma, o banco é ligeiramente mais fino, visando melhor acomodação de condutores de menor estatura. As suspensões (ambas ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola) foram ajustadas à maior potência do motor, assim como os freios.

Os discos dianteiros, por exemplo, passaram de 300 mm na Z750 para 310 mm na Z800. Outra novidade fica por conta do painel, agora com visores totalmente digitais – incluindo o conta-giros, que oferece três modos de visualização (com barras ascendentes, descendentes ou uma única barra varrendo a escala). Outras mudanças consideráveis, ainda de acordo com a Kawasaki, foram o disco de freio, que saltou de 300 mm para 310 mm, e o sistema de escape: com ponteira mais curta, concentra seu peso na porção frontal da moto, deixando a traseira mais leve – o que melhora a dirigibilidade, de acordo com a fabricante.

Como substituta da Z750, a Z800 teve a cilindrada do motor quatro cilindros ampliada de 748 para 806 cc, com vantagem de potência e torque em todos os regimes de rotação, garante a fabricante. São nada menos que 113 cv e 8,5 kgfm, um acréscimo de 7 cv e 0,5 kgfm em relação à antecessora. Fora isso, o motor teve o bloco e os pistões aliviados em peso, para trabalhar com menor inércia – o que proporciona subida de giro mais rápida. De acordo com Ricardo Suzuki, gerente de Planejamento da Kawasaki do Brasil, a Z800 deve responder em 2013 por uma participação no mercado de motos “naked” de 600 cm³ a 1000 cm³ – cuja líder é a Honda CB 600F Hornet – em torno de 15%, mantendo os números da antecessora.

De acordo com a marca japonesa, a Z800 chega às concessionárias da marca após o Carnaval nas cores branca, preta e verde. Os preços sugeridos (sem frete) são de R$ 35.990,00 na versão standard e R$ 38.990,00 no modelo com freios ABS.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)