JAC Motors lança comercial leve T140
O modelo apresentado pela JAC, o T140, tem cabine basculante, motor Cummins diesel de 140 cavalos e três anos de garantia. O veículo disputará mercado com modelos como Hyundai HR, Kia Bongo e Iveco Daily, líderes do segmento de caminhões leves afirma a montadora chinesa. De acordo com a JAC, o mercado brasileiro de veículos urbanos de carga (VUC) a ser atingido pelo T140 teve vendas de 23,5 mil unidades em 2012. A apresentação ocorreu um dia depois da também chinesa Rely anunciar sua chegada ao País via importador nacional, a Venko Motors, que distribuirá os comerciais leves da marca no Brasil.
Só neste ano, a previsão é que cerca de 30 mil unidades desse segmento de veículos sejam vendidas por todas as marcas, o que abre uma oportunidade para a JAC Motors atuar também com seu exemplar. O diferencial do JAC T140 é usa performance. O modelo possui uma potência de 140 cv. “Nosso maior diferencial é o robusto motor Cummins de 140 cv de potência. Quem utiliza um caminhão como esse com carga total, sabe o esforço que o motorista precisa realizar para imprimir um desempenho satisfatório quando dispõe de pouca potência”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors.
Além dos 140 cv, que são disponíveis a 3.600 rpm, o torque máximo de 28,6 kgfm do motor Cummins aparece a 1.600 rpm. Acoplado ao motor está um câmbio ZF, de cinco velocidades. Com entreeixos de 2,49 metros no modelo, a JAC Motors espera atingir com seu modelo diversos tipos de aplicações urbanas, com destaque para as carrocerias de metal, madeira ou baú. O veículo possui baixo custo de manutenção, uma vez que efetuará as revisões na própria rede autorizada da JAC, além de contar com o Centro de Distribuição de Peças da Marca. O T140 tem garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem.
O modelo chega com direção hidráulica, coluna regulável na altura, vidros e travas elétricos, freio-motor acionado por uma alavanca presa à coluna, de fácil alcance para o motorista, além de sistema de som com entrada USB no porta-luvas. Os freios são assistidos por ABS.
As 500 unidades que estão no Brasil ainda não possuem “airbags”, a estimativa é que em 2014, quando o modelo será fabricado aqui, conte com o equipamento.
Habib afirmou que o lote inicial do T140 foi importado antes da mudança na legislação que obriga os modelos da categoria a virem equipados com “airbags” a partir deste ano. Enquanto isso, a montadora trabalha para conseguir adaptar a cabine do veículo de modo que o volante fique em uma posição mais frontal em relação ao motorista. Atualmente, o volante fica numa posição mais vertical, impedindo a instalação do equipamento, pois o acionamento nesta posição faria com que a bolsa de ar fosse inflada de baixo para cima e não em direção ao motorista, em caso de impacto. Habib não informou qual o investimento para permitir a adaptação. A JAC Motors espera vender nos próximos seis a oito meses um lote inicial de 500 caminhões leves de até 3,5 t, importados da parceira na China. A produção local deve ocorrer somente quando a fábrica da empresa na Bahia ficar pronta. O preço do JAC T140 está é R$ 67.900,00.