Hyundai reajusta preços do HB20
A volta gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) gerou aumento no preço dos automóveis novos e a tendência é que os valores subam entre 3% e 3,5%, de acordo com estimativa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Aumotores (Fenabrave). De janeiro a março, o imposto cobrado para carros de 1.000 cilindradas é de 2%, ante 0% vigente até dezembro passado. De abril a junho, a taxação será de 3,5% para esses modelos.
Os modelos de 1.000 a 2.000 cilindradas flex estão com imposto em 7% e passarão a ter 9% de cobrança a partir de abril. No caso dos movidos à gasolina, de 1.000 a 2.000 cc, a taxação é de 8% e pulará para 10%. A alíquota original do IPI para os carros de 1.000 cc é de 7%; para os flex de até 2.000 cc é de 11%; para os movidos a gasolina é de 13%.
De acordo com a Hyundai o HB20 fechou o último mês de 2012 com 10.665 unidades emplacadas, o que representou 4% dos automóveis no período. O líder de vendas Volkswagen Gol somou 10,5% das unidades emplacadas no mesmo período. O modelo “top” de linha do HB20, com transmissão automática, parte de R$ 49.795. As pinturas sólidas (preto, branco e vermelho) não provocam acréscimo para o comprador, mas quem quiser o carro em prata ou cinza terá que desembolsar mais R$ 1.045, um pouco menos que pintura perolizada azul (R$ 1.245,00). Entre os opcionais, o conjunto de áudio da Hyundai sai por R$ 995. Vamos ver como reagirá o mercado em virtude dos reajustes futuros.