Hyundai apresenta conceito HCD-14 Genesis
O HCD-14 Genesis traz uma linguagem de “design” fluida, inspirada nos metais líquidos. Grande parte de sua dianteira envolve as superfícies de metal escovado da grade, que tem uma profunda abertura vertical. Os cantos posteriores do capô incorporam detalhes lembrando extratores de calor, integrados de forma contínua com o design dos espelhos retrovisores externos. Na lateral, as proporções clássicas de um sedã esportivo transparecem na longa distância entre eixos, balanços curtos, rodas com grande diâmetro, cabine com contorno preciso e a traseira curta. As grandes rodas foram desenvolvidas utilizando uma combinação de ligas metálicas leves, com fibra de carbono emoldurando as áreas abertas.
Seu habitáculo conta com detalhes em madeira laminada, que criam um visual semelhante a um mapa ao longo do console central que se estende por todo o interior. E o “design” do console central é inspirado numa dupla onda, que vai do painel até os assentos traseiros. A abertura das portas traseiras se dá em sentido contrário ao convencional. O “cockpit” focado no motorista tem uma coluna central assimétrica, com as funções ligadas à condução separadas das que envolvem o conforto dos passageiros. O console central possui até mesmo lugar para guarda de um iPad, que mantém o dispositivo em segurança mesmo quando o carro é usado esportivamente.
Usando sistema de acompanhamento da movimentação dos olhos e reconhecimento tridimensional de gestos manuais, o HCD-14 Genesis responde a comandos do motorista ao mesmo tempo em que o liberta das distrações associadas aos controles manuais. Assim que determinada função é selecionada através do acompanhamento do olhar, controles acionados pelo polegar ou por reconhecimento de gestos podem ser usados para acionar funções de navegação, informação, entretenimento, áudio e até mesmo conexão com “smartphones”.
Para se movimentar o HCD-14 Genesis conta com o motor V8 Hyundai Tau 5.0, com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT). O HCD-14 Genesis utiliza reconhecimento ótico para identificar o motorista e iniciar a seqüência de partida. A seleção das marchas é feita por intermédio de palhetas junto ao volante (paddle shifters). O escapamento do HCD-14 Genesis é revestido de cerâmica e foi dimensionado para minimizar a pressão, e emitir uma profunda sonoridade de barítono, com barbatanas de resfriamento integradas às ponteiras super-largas. “Os modelos Genesis e Equus da Hyundai são hoje reconhecidos como sérios competidores no mercado de luxo global. Nosso veículo conceito, o HCD-14 Genesis, levará ainda mais adiante a imagem da Hyundai como marca Premium”, declarou em nota Tak Uk Im, COO (Chief Operating Officer) e Diretor da Divisão de Operações da Hyundai Motor em Seul.