Ford produzirá o New Fiesta no Brasil
A produção desse modelo representa importante compromisso com a indústria brasileira e a definição de São Bernardo do Campo, um dos tradicionais pólos do setor automotivo, como base de mais uma etapa importante da marca no Brasil. O New Fiesta é atualmente um dos veículos mais vendidos do mundo e sua produção está presente em várias regiões do mundo. O New Fiesta Hatch traz novo visual no exterior e interior e vai oferecer novos motores e conteúdo tecnológico de ponta no segmento. A empresa também informou que vai manter a oferta do modelo Sedan, de quatro portas, no Brasil, cuja estratégia de lançamento também será anunciada em breve.
O New Fiesta, agora produzido no Brasil, faz parte da oferta global da Ford no mercado brasileiro, ao lado do Novo EcoSport, Nova Ranger e Novo Fusion. Ele será também o primeiro carro global na Fábrica de São Bernardo do Campo, que recebeu importantes investimentos para esse fim.
Mostrado recentemente nos principais salões de automóveis do mundo, o New Fiesta tem um visual ainda mais esportivo e atual. Destaca-se pela ampla grade dianteira em formato trapezoidal, traço comum da nova família global da marca, entre outras inovações de design. O nível de segurança será também um dos principais referenciais do modelo.
Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil disse que “O New Fiesta é um compacto premium projetado para ter uma participação importante no Brasil, mercado onde predominam os veículos compactos”,. “O nosso objetivo é oferecer um produto moderno e com várias opções ao consumidor, que vai se surpreender com a tecnologia e a qualidade do veículo nesse segmento.”
Qualidade global
Para a produção do New Fiesta, o complexo industrial da Ford em São Bernardo do Campo recebeu novos equipamentos e uma série de aprimoramentos, dentro de um amplo programa de investimentos. Entre os novos equipamentos inclui-se uma linha de prensas de última geração, capaz de realizar cinco estágios de prensagem de forma totalmente automática, com alta produtividade e nível de qualidade. A área de carroceria foi ampliada e conta agora com 310 máquinas automatizadas.
No setor de pintura, foi instalada uma nova linha de aplicação de fosfato, a primeira camada de proteção da carroceria, por imersão total. Foi adotado também um novo sistema automático de aplicação de “sealer”, material de vedação, por meio de robôs.
E a montagem final ganhou um novo sistema de transportadores aéreos e adequações gerais na linha que facilitam a operação. O controle de qualidade também foi reforçado com um sistema à prova de erro, que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão. A Ford também aplicou R$500 milhões na fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, onde produz os motores Sigma, que vai continuar equipando o New Fiesta.
Localizada na região do ABC paulista, berço da indústria automotiva brasileira, a fábrica de São Bernardo é operada pela Ford desde 1967 e abriga também uma unidade de caminhões e a sede administrativa da empresa no Brasil.