Produção de veículos tem queda de 5,3% em novembro
No acumulado de janeiro a novembro, saíram das linhas de montagem 3.083.253 veículos. O volume mostra queda de 2,1% em relação às 3.148.838 unidades fabricadas no mesmo intervalo do ano passado, reflexo da perda das exportações e do ano fraco para o mercado de caminhões. De acordo com a entidade, a queda na produção no acumulado foi a primeira desde 2002, causada pelas exportações menores, muito influenciadas pelo câmbio, com o real forte. No entanto, de acordo com o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, outubro foi tão bom quanto novembro, uma vez que este mês teve menos dias úteis. Ele destaca especialmente o desempenho das vendas no mercado interno no período. “Não houve retração de mercado”, disse o presidente da entidade. Em novembro, foram emplacadas 311.772 veículos, de acordo com dados da Anfavea.
Os estoques em novembros somaram 344.608 unidades, o equivalente a 33 dias de vendas. Deste total, o volume nos pátios das montadoras representam 9 dias, enquanto nas concessionárias 24 dias. Belini considera bom o nível, mas muitas montadoras começam a adiar as férias coletivas para atender a demanda de dezembro, pelo que tudo indica, o “real” fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Segmentos
No mês de novembro a fabricação de automóveis e comerciais leves foi de 285.642 unidades, redução de 5,4% sobre outubro (301.918 unidades), porém aumento de 14,7% sobre novembro de 2011. No acumulado dos 11 meses, contudo, a redução é de 0,9%, de 2.899.525 para 2.925.105 neste ano. A preocupante produção de caminhões soma 123.917 unidades no acumulado, queda de 39,4% em relação ao ano passado (204.610 unidades). Ao isolar o mês de novembro, a queda foi de 6,8% sobre outubro, de 12.685 unidades para 11.822. Na comparação com novembro de 2011, a queda é de 38,8% – foram 19.307 unidades produzidas em novembro do ano passado. O setor de caminhões foi o que mais sofreu neste ano.
Mas, no entanto, o presidente da Anfavea afirma que começa a ser sentida a recuperação do mercado. A produção de ônibus foi a única que subiu em novembro. Ao todo, foram fabricadas 4.215 unidades, contra 4.098 em outubro. Mesmo assim, volume 8,1% menor sobre novembro de 2011 (4.585 ônibus). No acumulado, a produção soma 34.231 unidades, 23,4% inferior as 44.703 unidades fabricadas no mesmo período do ano passado. Calculado à parte, o volume de veículos desmontados que saiu das montadoras em novembro para outros países, o chamado CKD, soma 1.835 unidades, sendo 1.200 automóveis e comerciais leves. O ano acumula de janeiro s novembro 26.995 unidades exportadas em CKD. No mês, dos 311.772 veículos emplacados no Brasil, 19,4% ou 60.392 unidades vieram de outros países.
Com base nessas projeções, a Anfavea acredita que em 2013 a indústria automobilística nacional terá crescimento entre 3,5% e 4,5% nas vendas de veículos, entre 3,94 milhões e 3,98 milhões de unidades. O presidente da Anfavea descarta problemas de capacidade ociosa futuramente – quando a demanda por veículos novos se estabilizar-, uma vez que todas as montadoras trabalham hoje no limite. “Ociosidade só se entrarmos em recessão, porque o mercado brasileiro tem demanda para 5 milhões a 6 milhões de automóveis e veículos leves.
Belini acredita na recuperação do segmento de caminhões, na queda da participação dos importados com o novo regime automotivo (conjunto de regras do governo federal para oferecer incentivo fiscal a montadoras) e na recomposição dos estoques, que devem começar baixos em 2013 pela antecipação de compra em dezembro (ainda com desconto de IPI).