Moto 1000 GP terá decisão de título acirrada na categoria GP 1000
Ribodino, argentino que pilota a BMW da Alex Barros Racing, lidera com 106 pontos. O paulista Chofard, inscrito com a Kawasaki da Pitico Race, está em segundo, com 91. Seu companheiro de equipe Douglas, também paulista, aparece em terceiro, com 87. Considerado o descarte obrigatório do resultado de uma etapa por piloto, a diferença torna-se ainda menor. Ribodino passa a somar 95 pontos, contra 90 de Chofard e 87 de Douglas.
Argentino de 18 anos e destaque do esporte de seu país, Ribodino foi o único dos três “finalistas” da GP 1000 a ter marcado pontos em todas as etapas de 2012. Sua primeira vitória aconteceu em Brasília, na quarta etapa. Obteve dois segundos lugares, em Curitiba e Cascavel, um terceiro, na abertura da rodada dupla de Cascavel, foi quarto em Interlagos e quinto em Santa Cruz do Sul. Os 11 pontos deste resultado são, por enquanto, seu descarte.
O líder da temporada sabe que não depende apenas de seus resultados para ser campeão pela segunda vez no ano – no último fim de semana, com mais um pódio em Córdoba, conquistou o título argentino da Supersport 600cc. “Vai ser uma briga muito forte na pista, vou apostar no potencial da moto BMW para lutar por vitórias. Todos estão muito focados na decisão, não dá apontar um favorito. Será um domingo digno de final de campeonato”, pondera.
Chofard chegou à vice-liderança à custa de uma campanha regular. Só não esteve no pódio da quarta etapa, em Brasília, onde abandonou depois de sofrer uma queda. Conquistou dois segundos lugares, em Santa Cruz do Sul e em Cascavel, e três terceiros, em Interlagos – onde superou Ribodino a poucos metros da bandeirada final –, Curitiba e no complemento da rodada dupla em Cascavel. Ele ainda não tem vitórias no Moto 1000 GP.
“Não tem muita conta para fazer. Se ganhar, é campeão. Se chegar em segundo, perde. Só tem uma opção, ir com tudo, cumprir a perspectiva de dar 100% pela vitória”, observa o vice-líder da temporada. Ele se diz recuperado da contusão no cotovelo sofrida no acidente em Brasília. “Ainda não está 100%, mas não vai atrapalhar como atrapalhou em Cascavel. Nada pode atrapalhar. Essa final vai ser uma guerra, mas uma guerra divertida”, prevê.
Campeão em 2011, quando venceu sete das 12 corridas, Alan Dougas abriu a temporada na liderança, ganhando a etapa de Interlagos. “Passei todo o campeonato liderando. Na última etapa, tive uma queda e caí para terceiro na pontuação. Essa vai ser minha primeira etapa sem ter nada a perder. Só resta ganhar ou ganhar”, ele observa. “Estou bem fisicamente e tenho uma excelente moto na mão. O resto vai depender de mim”, acrescenta.
Douglas frisa o equilíbrio na classificação do campeonato. “Se for aplicar agora o descarte obrigatório de resultado, o Luciano está oito pontos à minha frente, vamos disputar 50 pontos. Quem de nós chegar à frente dos outros leva o título”, arrisca. “Até eu cair quando liderava em Cascavel, corria tudo bem. Eu sempre tive muita cautela, queria chegar à final com alguma vantagem. Como não deu, agora vou ter que mostrar por que fui campeão em 2011”.
Quarto colocado na pontuação com 64 pontos e sem descartes a fazer, já que não pontuou na etapa de Curitiba, Murilo Colatreli também vai a Curitiba com chance de título. Piloto da Kawasaki da Colatreli Racing, o representante da cidade de Monte Alto depende, para ser o campeão, de vitórias nas duas provas de domingo, além de fatores que impeçam, por exemplo, que Ribodino conquiste mais que um oitavo lugar em uma das corridas.
A programação do GP Petrobras terá início na sexta-feira (14/12), com as primeiras sessões de treinos livres. As duas corridas da GP 1000, no domingo, terão largada às 10h20 e às 14h35, cada uma com 14 voltas. A etapa decisiva terá transmissão do canal Bandsports, a partir das 13h30. Todas as corridas do fim de semana, bem como os treinos classificatórios de sábado (15/12), serão mostrados ao vivo no site moto1000gp.com.br.
A duas corridas do encerramento da temporada, a classificação do Moto 1000 GP na categoria GP 1000 é a seguinte:
1.º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), Alex Barros Racing, 106;
2.º) Pierre Chofard (SP/Kawasaki), Pitico Race, 91;
3.º) Alan Douglas (SP/Kawasaki), Pitico Race, 87;
4.º) Murilo Colatreli (SP/Kawasaki), Colatreli Racing, 64;
5.º) Leandro Mercado (ARG/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 53;
6.º) Ricieri Luvizotto (SP/Aprilia), Target Race, 47;
7.º) Alberto Braga (RJ/Suzuki), Center Moto Racing Team, 37;
7.º) Carlos Poton Medeiros (SP/Honda), Cigano Racing, 37;
9.º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Procomps Racing Team, 34;
10.º) Eduardo Costa Neto (SP/Honda), RF Racing, 33;
11.º) Alexandre Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 27;
11.º) Diego Pierluigi (ARG/Honda), Team Spolier Extreme, 27;
13.º) Victor Moura (PR/BMW), Competizione VMX Racing, 24;
13.º) André Luiz Carvalho (SP/Suzuki), SBK Rio, 24;
15.º) Gustavo Rodríguez (PR/BMW), Grinjets, 22;
16.º) Marcos Christian Salles (PR/BMW), Grinjets, 21;
17.º) Sérgio Laurentys (SP/BMW), RF Racing, 20;
17.º) João Simon (SP/Kawasaki), Pitico Race, 20;
19.º) Elson Tenebra (SP/Kawasaki), By Tripa Team, 13;
20.º) Luís Fittipaldi (SP/Kawasaki), Motonil Motors, 11;
21.º) Jaime Cristobal (SP/Kawasaki), JC Racing Team, 10;
22.º) Robson Portaluppi (RS/Honda), Team Rodoluppi, 9;
23.º) Daniel Lenzi (SP/Honda), Grinjets, 7;
24.º) Victor Braga (RJ/Honda), SBK Rio, 4;
25.º) Levy Mendes Lopes (RJ/BMW), SBK Rio, 3;
25.º) Eliandro Simonini (SP/Kawasaki), Moto 3, 3;
27.º) Rogério Gentil Fernandes (RS/Kawasaki), Casa dos Motoqueiros, 2;
27.º) Antonio Bortulucci (SP/Yamaha), Duas Rodas Racing Team, 2;
27.º) Walter Haertel Júnior (SP/Honda), Duas Rodas Racing Team, 2;
30.º) Carlos Quintas (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 1.