Mantega admite aumento da gasolina
Deixando claro que falava como ministro da Fazenda e não como presidente do Conselho Administrativo da Petrobras, Mantega disse que, no momento adequado, a Petrobras fará o anúncio. “O preço vai subir. Haverá um aumento no momento adequado. Se soubesse, não diria, porque mexe com o mercado. Mas, podemos dizer também que o preço do óleo no mercado internacional pode cair. O que é uma possibilidade. Então, temos que olhar todas as variáveis”, disse.
Mantega fez também um balanço do ano para os jornalistas de economia que acompanham o Ministério da Fazenda. Para ele, 2013 será muito melhor porque o Brasil tem feito reformas com ênfase na competitividade e no crescimento econômico, com mais investimentos. Ele destacou que o setor privado terá mais estímulos.
Disse ainda o Ministro, que há sinais de recuperação da economia brasileira neste último trimestre e garantiu que o final de ano será de aceleração. O Ministro previu que os investimentos irão crescer em 2013. Comentou também o Ministro, que em 2010, o crescimento desse fator chegou a 21,5%, depois de uma queda em 2009, durante a primeira fase da crise econômica mundial. Agora, o indicador de investimentos irá para 18,5% e poderá chegar em 2013 a 19,2% do Produto Interno Bruto (PIB).