Honda VFR 1200X Crosstourer chega ao Brasil
Com proposta de ser motocicleta para longas viagens e uso misto “on/off-road”, a Crosstourer chega para disputar mercado com as “maxtrail” BMW R 1200 GS, Triumph Tiger Explorer, Kawasaki Versys 1000 e Yamaha Super Ténéré, motos que são comercializadas no Brasil. Outras possíveis rivais da motos são KTM 1190 Adventure e Ducati Multistrada, ainda não disponíveis no País
A VFR 1200X traz como novidade o câmbio de transmissão eletrônica de dupla embreagem. São seis velocidades no câmbio e as trocas de marchas podem ser feitas por controle manual, por intermédio de comando no punho esquerdo, ou totalmente automáticas. Existem dois modos de trocas automáticas: D e S. O primeiro é mais econômico, enquanto o segundo mais esportivo.
Seu motor é o mesmo usado na esportiva, porém, com performance alterada para garantir mais torque em médios giros. Com 1.236,7 cilindradas, o motor V4 tem refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm – na F o tetracilíndrico rende 172 cv a 10.000 rpm e 13,2 kgfm a 8.750. Para dar mais segurança à condução, a VFR 1200F traz o sistema de freios ABS combinado da Honda, que reparte a frenagem entre o trem traseiro e o trem dianteiro.
Outro sistema que visa evitar acidentes é o controle de tração. Se a roda traseira começar a patinar, o dispositivo entra em ação cortando a força do motor, impedindo que a traseira derrape. Caso queria fazer uma condução mais radical, o motociclista pode desligar o controle de tração. Apesar do câmbio automático não combinar muito com deslocamentos mais difíceis na terra, onde a embreagem é necessária, o tanque de 21,5 litros e as rodas raiadas – 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira – mostram as características aventureiras da VFR 1200X.
Mas a grande novidade é o câmbio com DCT (Dual Clucth Transmission ou dupla embreagem, em português).Sua transmissão secundária é feita por eixo cardã, localizado no lado direito da Crosstourer. Este sistema é conhecido por sua durabilidade frente às tradicionais correntes ou correias. Seu painel de LCD é totalmente digital e mostra informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem. Para o mercado brasileiro, as cores disponíveis são branca e vermelha. O preço sugerido da VFR 1200X Crosstourer é de R$ 79.900,00 .