Governo prorroga IPI mais baixo
Ele informou ainda, que pretende fazer desonerações de R$ 40 bilhões em 2013. De acordo com Mantega, a renúncia fiscal com a desoneração do IPI dos automóveis será de R$ 2,063 bilhões em 2013. No caso da linha branca, o governo deixará de arrecadar R$ 550 milhões e, no caso dos móveis, R$ 650 milhões.
Automóveis e Utilitários
Para os automóveis, o ministro Mantega informou que o IPI, apesar de ser mais baixo do que era antes da desoneração, começará a subir a partir de janeiro do ano que vem. Para carros populares (até 1.0), por exemplo, a alíquota “normal” é de 7% e caiu para zero. Em janeiro, passará para 2% e, de abril a junho, será de 3,5%. Para carros com motores de 1.0 a 2.0 (flex), a aliquota normal é de 11%. Estava, até o momento, em 5,5%. De janeiro a março de 2013, será de 7% e, entre abril e junho, subirá para 9%. Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a alíquota normal é de 13% e tinha caído para 6,5% com a desoneração.
Entre janeiro e março, será de 8% e, de abril a junho, subirá para 10%. Para utilitários, a alíquota normal de IPI é de 8%. Com a desoneração, estava em 1%. Entre janeiro a março, será de 2% e, de abril a junho, passará para 3%. A partir de julho, a alíquota “normal” será retomada para automóveis e utilitários, informou o Ministro Mantega. No caso de caminhões, entretanto, a alíquota, que era de 5%, passou para zero e assim permanecerá permanentemente. Mantega observou que o setor automotivo tem uma “cadeia longa”, ou seja, emprega muitos trabalhadores, representando 23% do PIB da indústria manufatureira do País.
De acordo com o Ministro, os fabricantes nacionais de veículos tiveram um começo de ano ruim, que melhorou após a adoção do IPI reduzido. “Eles estavam ameaçando demitir e dar férias coletivas. Não demitiram, acabou o estoque e agora estão admitindo”, disse Mantega.