Cuidados com os pneus antes de pegar a estrada

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Postado 26 de dezembro de 2012 por bisponeto em
A temporada de férias está chegando, mas antes de curtir o descanso merecido com a família, é preciso ficar atento à algumas medidas de segurança para que a viagem não se torne um transtorno. Destino escolhido e roteiro planejado é hora de colocar em prática uma das tarefas mais importantes: a revisão do carro.

Primeiramente, é importante fazer uma lista com os principais itens a serem verificados, entre eles o pneu, parte importante do sistema de segurança, que não pode ser deixado em segundo plano. É essencial manter a atenção quanto à calibragem do pneu. “Poucos sabem, mas os pneus de um carro devem estar sempre bem calibrados, e a pressão varia de acordo com o peso (bagagem) e o número de passageiros que serão transportados. O ideal é que a calibragem seja feita quinzenalmente e sempre antes de viajar, e que a quantidade de libras deve seguir o recomendado pelo fabricante, que pode ser consultado no manual do proprietário”, recomenda Flávio Santana, Engenheiro de Produtos da Michelin.

É preciso estar atento quanto aos riscos que o motorista pode enfrentar caso se esqueça de realizar a calibragem adequadamente. A Michelin, empresa com mais de 100 anos de história e que desponta entre as líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, alerta que utilizar o veículo com calibragem inadequada põe em risco a estabilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível que, por sua vez, gera maior emissão de gases poluentes, além de diminuir consideravelmente a vida útil do pneu.

Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito ao desgaste do pneu. Às vezes, por problemas mecânicos ou devido às condições de utilização, os pneus podem desgastar-se mais em uma parte que outra, por exemplo, no sulco interno. Pneus desgastados comprometem a aderência em piso molhado. A Michelin recomenda que o motorista, antes de pegar a estrada, observe o indicador de desgaste existente no fundo dos sulcos ao longo de todo o pneu; caso ele esteja com o nível próximo à banda de rodagem, é sinal de que o composto precisa ser trocado. Santana adverte que na hora da substituição é preciso ficar atento.

Piso molhado

Mas além desses cuidados por parte do motorista, é preciso se atentar às irregularidades do solo, pois em viagens de longos percursos é normal que haja diferentes tipos de pavimentações, o que pode influenciar na aderência do veículo, dependendo do composto utilizado. Além disso, é preciso considerar as questões climáticas, porque, com a proximidade das chuvas do verão, o risco passa a ser dobrado. Na questão de piso molhado, por exemplo, o ideal é que o motorista evite realizar frenagens e mudança de direção de forma brusca. Esse tipo de ação, somado ao excesso de água na pista, pode ocasionar a chamada aquaplanagem (quando o pneu perde contato com o solo).

No caso de uma garoa, é necessário atenção, pois é nesta situação em que a água se mistura a resquícios deixados pelos próprios carros (óleo, borracha, etc) fazendo com que o asfalto fique escorregadio e propício para a perda de aderência ocasionando, uma derrapagem. Em qualquer uma das situações envolvendo água, manter a velocidade reduzida e uma distância adequada do veículo da frente é fundamental para que, caso haja uma situação de risco, o motorista tenha tempo e espaço para realizar uma frenagem segura e eficiente. E claro, ter bons pneus que possam aderir à pista molhada pode ser a diferença entre rodar com mais segurança ou estar mais exposto a acidentes e derrapagens em piso molhado.

 

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