Capacete de Ouro: Revista Racing premiou os melhores de 2012
“Acho que foi um sucesso. Conseguimos reunir os melhores pilotos, alguns ícones de nossa história no esporte a motor, e premiamos 17 categorias! A revista Racing está cumprindo a missão de tornar pública a paixão do brasileiro pelo automobilismo”, comentou Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil, que edita a revista especializada Racing.
Nas modalidades de monopostos, Helio Castroneves, piloto da Fórmula Indy foi vencedor da categoria Top. Na Fórmula 3 o troféu de ouro ficou com o mineiro Fernando ‘Kid’ Rezende. Na Internacional, o baiano Luiz Razia (GP2) faturou e deixou claro que na próxima temporada deve estar alinhando na categoria máxima do automobilismo. Padrinho desta categoria, Nelsinho Piquet ainda foi homenageado recebendo a homenagem Destaque Internacional 2012, pelo seu desempenho na Nascar Truck, porta de entrada para a principal modalidade do esporte a motor dos Estados Unidos. E na Fórmula 1 o grande destaque foi Felipe Massa.
“É sempre um prazer ganhar o Capacete de Ouro. Foi um ano difícil, no início parecia que tinha uma nuvem negra sobre mim. Em agosto pus a cabeça no lugar e entrei no carro pensando em me divertir. E ai os resultados voltaram a aparecer. Isto me dá mais força para o ano que vem. Agradeço a todos que torceram por mim”, discursou, antes de receber uma homenagem do artista plástico Paulo Solariz, que fez entrega da tela ‘Novo Felipe Massa’. Entre os pequenos que estão iniciando no automobilismo, Felipe Drugovich foi a Revelação e Vitor Baptista venceu na Kart.
Entre os carros fechados, o grande destaque foi Cacá Bueno, que ao lado de Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Felipe Massa entra na galeria dos maiores vencedores do Capacete de Ouro. Em 2012 ele levou nas categorias Nacional e na Copa Fiat, completando sete prêmios máximos, e ainda ficou em segundo na Grand Turismo, vencida pela dupla Cleber Faria/Duda Rosa.
Na Turismo o vencedor foi o gaúcho Vitor Genz, na Mercedes-Benz Challenge foram os seus conterrâneos, João e Márcio Campos, na Endurance Xandy e Xandynho Negrão, outra dupla de pai e filho, na Porsche Cup Ricardo Baptista, e na Porsche Challenge Sylvio de Barros.
Na premiação da categoria Truck o escolhido pelo colegiado de jornalistas especializados convidados pela revista Racing foi o paranaense Leandro Totti, e nas modalidades de velocidade na terra os jovens Luccas Arnone e Felipe Costa foram os vencedores, com Guilherme Spinelli e Yousseff Haddad ganhando novamente na Off Road.
A história do automobilismo nacional novamente foi lembrada com uma bela homenagem aos pilotos e preparadores da equipe Jolly-Gancia, uma das primeiras profissionais do Brasil, comandada pelos empresários e pilotos Emilio Zambelo, presente na solenidade e Piero Gancia, representado pelo seu filho Carlo. Apadrinhada pelo ex-piloto Bird Clemente e pelo jornalista Cláudio Carsughi, novamente a Homenagem Histórica foi um dos pontos altos da festividade, com os 500 convidados aplaudindo de pé os nossos primeiros heróis das pistas.
Outra homenagem importante foi aos 40 anos de cobertura da Fórmula 1 pela TV Globo. O jornalista Reginaldo Leme recebeu o Capacete de Ouro Especial, pintado por Alan Mosca, herdeiro do talento do estilista Sid Mosca, por toda a sua contribuição ao divulgar o automobilismo.
Para finalizar Isabel Reis agradeceu o apoio dos patrocinadores Fiat, Pirelli e CBA, representados por Arthur Mendes, Fábio Magliano e Paulo Gomes, respectivamente, e aos padrinhos Ricardo Dilser (Copa Fiat); Fábio Magliano (Fórmula 1); Denner Pires (Porsche) e Mario Laffitte (Mercedes-Benz), que receberam placas. Ao final da festa os 500 convidados foram brindados com o novo livro do ex-piloto de Fórmula 1 Alex Dias Ribeiro. A próxima edição da revista Racing vai trazer uma completa cobertura da solenidade da 16ª edição do Capacete de Ouro.
Confira os vencedores do Capacete de Ouro, Prata e Bronze 2012:
Fórmula 1:
Felipe Massa;
Bruno Senna.
Top:
Helio Castroneves;
Tony Kanaan;
Rubens Barrichello.
Internacional:
Luiz Razia;
Nicolas Costa;
Bruno Bonifácio.
Nacional:
Cacá Bueno;
Átila Abreu;
Ricardo Maurício.
Gran Turismo:
Cleber Faria/Eduardo Rosa;
Cacá Bueno/Claudio Dahruj;
Vanuê Faria/Renan Guerra.
Copa Fiat:
Cacá Bueno;
André Bragantini;
Giuliano Losacco.
Mercedes-Benz Challenge:
João Campos/Márcio Campos;
Fernando Júnior;
Cesare Marrucci.
Porsche Cup:
Ricardo Baptista;
Clemente Lunardi;
Fábio Viscardi.
Porsche Challenge:
Sylvio de Barros;
Daniel Schneider;
Gui Affonso.
Truck:
Leandro Totti;
Beto Monteiro;
Felipe Giaffone.
Turismo:
Vitor Genz;
Rodrigo Hanashiro;
Raphael Abbate.
Fórmula 3:
Fernando Kid;
Higor Hoffmann;
Raphael Raucci.
Endurance:
Xandy Negrão/Xandinho Negrão;
Chico Longo/Daniel Serra;
Marcelo Sant’anna/Christian Pons.
Rali:
Luccas Armone/Felipe Costa;
Fábio DallAgnol/Gabriel Morales;
Rafael Túlio/Gilvan Jablonski.
Off Road:
Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad;
Riamburgo Ximenes/Flávio França;
Marcos Baumgart/Kleber Cincea.
Kart:
Vitor Baptista;
Olin Galli;
Dudu Dieter.
Revelação:
Felipe Drugovich;
Gianluca Petecof;
Guilherme Peixoto.
O Capacete de Ouro é realizado pela Revista RACING, da editora Motorpress Brasil, e produzido pela Cara Reges, com patrocínio de Fiat e Pirelli.
Fotos: Rafael Munhoz.