Maserati mostra nova geração do Quattroporte
Além do agressivo visual, o novo Quattroporte será maior do que o atual para distanciar o sedã esportivo de um veículo mais compacto que a Maserati está trabalhando, o Levante. Apesar do maior comprimento, o peso deve diminuir em nada menos que 200 kg, graças à utilização de materiais mais leves na composição da carroceria e chassi, principalmente alumínio, e de alterações nos motores.
Sem divulgar detalhes técnicos, especula-se que a nova geração do Quattroporte terá motor V8 4.7 litros aumentada dos atuais 430 cv para os 475 cv de potência e passará a contar com uma caixa ZF de oito relações. À gama deverá ser acrescentado ainda um motor V8 5.2 litros turbo, com cerca de 520 cv. A marca italiana deverá ainda propor como opcional um sistema de tração integral importado da Ferrari FF, bem como uma motorização híbrida, também proveniente da Ferrari. A marca do “cavallino” rampante continuará como fornecedora de motores para a casa do Tridente e, além do V8 anteriormente mencionado, fala-se de um V6 turbocomprimido e que deverá ter cerca de 420 cv.
Estéticamente majestoso, o novo Quattroporte tem rodas de 20 polegadas. E mostra uma imagem esportiva sem perder sua elegância. Internamente o ele está ainda mais luxuoso com detalhes em madeira de alta qualidade, couro e um painel central com tela “touchscreen”. A fabricação dos veículos acontecerá na antiga fábrica da Pininfarina, em Grugliasco, na Itália. A sexta geração do Maserati Quattroporte fará sua estréia pública em janeiro de 2013 durante Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.