JAC lança pedra fundamental de fábrica brasileira
O evento ocorreu ontem (26 de novembro), segunda-feira, em Camaçari, cidade próxima a Salvador, na Bahia, que abrigará a primeira unidade da montadora chinesa no continente. A meta da JAC Motors é vê-la operacional no final de 2014 após investimentos de US$ 600 milhões feitos em sua maioria pela representante brasileira, a SHC. O terreno da fábrica está sendo limpo para receber as obras civis em 2013.
A planta, no entanto, fica numa região afastada do pólo industrial da cidade, que abriga a Ford desde 2000. O governador Jacques Wagner, aliás, deixou escapar que o Estado terá uma terceira montadora, a também chinesa Foton.
Receita nacional
Enquanto escavadeiras e tratores avançam sobre o terreno acidentado na Bahia, na China o primeiro JAC brasileiro está sendo desenvolvido. Habib reconhece que o modelo será projetado exclusivamente para o mercado nacional. Estratégia feita pela Hyundai com bastante sucesso, vide a receptividade do HB20. Não há muitos detalhes sobre ele, apenas que custará entre R$ 30 mil e R$ 40 mil e será um hatch – uma versão sedã e um jipinho ou versão aventureira devem acompanhá-lo na seqüência. A capacidade da fábrica de Camaçari não é tão grande: 100 mil unidades por ano, o que dá uma média mensal de pouco mais de 8 mil carros.
No entanto, é bem mais, do que pode vender hoje a JAC com sua linha de importados: “nossa cota é de 25 mil carros em 2013”, diz Habib, explicando quanto pode vender sem pagar os 30 pontos percentuais de IPI extras graças ao comprometimento de investir no Brasil. O volume é semelhante ao que foi vendido em 2011 e bem mais que a previsão para 2012, que não deve chegar a 18 mil unidades.
Porém, o excedente deve ser ocupado pelo J2, o mais recente lançamento da marca chinesa. É que além da cerimônia da pedra fundamental e da ação da cápsula do tempo, a JAC lançou na Bahia o compacto J2, que chega com motor 1.4 16V VVT de 108 cv (aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e 187 km/h de velocidade máxima). Com ar-condicionado, direção hidráulica, entre outros equipamentos, o modelo chega em versão única, com seis anos de garantia, por R$ 30.990,00 enquanto houver o desconto do IPI. O que significa dizer que se trata do carro mais barato da JAC no País.