Fluence GT: esportivo e elegante
O sedã apresenta visual esportivo, com estética equilibrada e sem exageros. Na dianteira, são marcantes o “spoiler” integrado ao pára-choque, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada, e os faróis de Xenon. Na traseira, tem discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, como se fossem peça única. O escapamento cromado chama atenção e é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do pára-choque. No centro da tampa do porta-malas, está o logotipo da Renault, com a inscrição “Fluence” logo abaixo. Completa o conjunto, friso cromado sobre a placa e pela inscrição “GT Renault Sport” abaixo da lanterna do lado direito.
Visto de lado, as saias laterais saltam aos olhos, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro e de “design” exclusivo, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. Retrovisores – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo – e maçanetas na cor “Dark Metal” garantem toque extra de sofisticação ao modelo. Os diferenciais da versão esportiva do Fluence também estão interior, onde está exclusivo conjunto de instrumentos, do qual fazem parte conta-giros analógico e velocímetro, marcadores de nível de combustível e de líquido de arrefecimento digitais.
Na cabine, o teto solar elétrico, possibilita maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando num ambiente agradável, que privilegia, de forma natural, a luminosidade. Os bancos, de couro com costura vermelha, oferecem apoios laterais reforçados para garantir firmeza ao corpo do motorista, necessária para uma condução esportiva. Nos apoios de cabeça, estão grafadas as letras “GT”.
Basta levantar o capô para se constatar que a esportividade do Fluence GT não fica restrita à aparência. O sedã é empurrado por um propulsor turboalimentado, de quatro cilindros em linha, capaz de desenvolver a potência máxima de 180 cv a 5.500 rpm. É o mesmo propulsor do Mégane GT europeu. Graças ao turbo “twin-scroll”, compacto e de última geração, quase 80% da força está disponível a partir de 1.500 rpm. E o torque máximo de 30,6 kgfm aparece logo aos 2.250 rpm. A eficiência do conjunto mecânico se reflete nos números de desempenho do Fluence GT. O sedã atinge 220 km/h de velocidade final e precisa de apenas 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, uma performance verdadeiramente esportiva.
Sua nova caixa de câmbio conta com um diferencial de relação mais longa. Com essa alteração, todas as relações finais de marchas foram amplificadas, otimizando o aproveitamento do maior torque do motor 2.0 16V turbo e privilegiando o comportamento esportivo do Fluence GT. A direção elétrica tem assistência variável e fica mais firme progressivamente à medida que o veículo atinge velocidades mais elevadas. Em manobras, é leve e de fácil operação; em altas velocidades, ganha peso e firmeza, contribuindo para a segurança e dirigibilidade do esportivo modelo.
Controles de estabilidade (ESP), garantem ao Fluence GT mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, e de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipo de solo. Os freios são a disco nas quatro rodas com sistemas antitravamento (ABS), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O Fluence GT vem com seis “airbags” de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo de “cortina”, totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão “Start/Stop” no painel.
Graças ao sistema “hands free” que equipa o Fluence GT, o motorista pode acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo. O mesmo sistema “hands free é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores que identificam o afastamento ou aproximação do cartão. A versão GT também possui o eficiente sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom , com tela de 5’’ integrada ao painel e acessível por controle remoto via Bluetooth.
Detalhes que chamam atenção são as pedaleiras de alumínio e as soleiras das portas que contam com a inscrição “Renault Sport”. O Fluence GT será comercializado em três diferentes tonalidades: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré. O Fluence GT tem preço sugerido de R$ 79.370,00. “Um preço extremamente competitivo, considerando-se as qualidades e os equipamentos de série oferecidos nesta versão”, acrescenta Frédéric Posez, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.