Volks apresenta em SP o conceito Taigun

0
Posted 23 de outubro de 2012 by bisponeto in
A Volkswagen do Brasil promove no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2012 (aberto ao público até 4 de Novembro), a estréia mundial do conceito de um novo SUV compacto: o Taigun!

Este utilitário apresentado em São Paulo é uma homenagem ao mercado brasileiro. E se chegar à produção em série, o novo Volkswagen poderá ser comercializado internacionalmente, e não apenas na América do Sul. Do ponto de vista técnico, o Taigun se caracteriza pela sua proximidade com a moderna New Small Family da Volkswagen, que ele complementa como modelo topo de linha.

Externamente  o visual do conceito segue o DNA global de “design” marcante e limpo da Volkswagen. O novo Sport Utility Vehicle apresenta uma aparência sofisticada e de elevada qualidade. O Taigun tem comprimento de 3.859 mm, largura de 1.728 mm e altura de 1.570 mm. Entre os pára-choques dianteiro e traseiro, apresenta uma distância entre-eixos de 2.470 mm, relativamente longa em relação ao comprimento exterior. O resultado são balanços curtos e proporções dinâmicas. O interior espaçoso do conceito revela a interpretação da Volkswagen do que deve ser um SUV compacto, requintado e versátil, a preços acessíveis.

Motor turbo

O Taigun de quatro lugares é equipado com um novo motor 1,0 litro TSI (turbo com injeção direta de gasolina) de 81 kW / 110 cv de potência (a 5.000 rpm). Isso com um consumo médio combinado de apenas 4,7 litros/100 km (110 g/km CO2). O motor turbo com sistema de injeção direta do Taigun também é uma estréia mundial. O novo motor amplia a gama de propulsores a gasolina de três cilindros com base na família EA211, oferecendo sistema de injeção direta e turbo, abrindo um novo capítulo na estratégia de “downsizing” da Volkswagen.

Muito eficiente, o novo motor disponibiliza um elevado torque logo a partir das baixas rotações (175 Nm a 1.500 rpm). O TSI de três cilindros constitui assim a motorização ideal para o Taigun. Com o novo motor, o protótipo (peso: 985 kg) acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos. Nas rodovias alemãs, onde basicamente não existe limite de velocidade, o Taigun alcançaria uma velocidade máxima de 186 km/h. O motor está acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas.

Com rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus nas medidas 205/55 R17, o Taigun mostra as suas capacidades até em terrenos mais irregulares, graças ao elevado torque do motor e à grande altura em relação ao solo. Todavia, este Volkswagen foi concebido claramente para um ambiente urbano. Seja onde for, o SUV conta com potentes freios a disco. Outra vantagem no campo da segurança ativa é o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que reduz significativamente o risco de derrapagem.          Uma qualidade que se aplica aos conceitos que a Volkswagen apresenta nos salões internacionais é que todos eles podem se tornar veículos de produção. É bem provável que o Taigun venha um dia a aparecer nas concessionárias da Volkswagen – um fator decisivo será a aceitação do público em geral.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)