Peugeot Onyx é feito de cobre e jornal
O visual do conjunto é inovador, pois mesmo as linhas futuristas trazem para perto uma futura realidade. O protótipo antecipa as linhas que atualizarão o portfólio da montadora em 2013. Embora o cobre chame mais atenção ao ouvir a descrição, é o interior do carro que atrai a curiosidade.
Ele é feito de jornal prensado, formando uma nova liga rígida e reciclável, batizada pela Peugeot de Paper Wood (madeira de papel).O Onyx também mostra os avanços da marca francesa com sistemas híbridos. O grupo se orgulha de ter se especializado na combinação de motores a diesel com tração traseira e blocos elétricos.
A saída reduz o consumo de combustível e emissão de poluentes. É bom lembrar que o diesel europeu é “limpo”. Mas, além do lado ecológico, a Peugeot conseguiu se destacar pelo desempenho do carro. Sob o capô o Onyx tem um motor 3.7 V8 a diesel de 600 cv e tração traseira e um elétrico de 80 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio. A recarga é feita reaproveitando a energia dissipada nas frenagens. No entanto, o modelo não foi projetado para andar somente com o motor elétrico. Opção comum em muitos híbridos.
De acordo com a Peugeot, há estudos de custos para a montadora vender modelos com a tecnologia no Brasil, mas a legislação atual proíbe a venda de carros de passeio com motores a diesel. Até porque o diesel no Brasil ainda tem alta concentração de enxofre, o que inviabiliza a comercialização do carro em nosso País.