Novidades da Honda no Salão de SP
O novo Accord cujas vendas começam só em julho do próximo ano, teve suas linhas modernizadas e é exposto no Salão em duas versões: EX, com motor de quatro cilindros, 2,4 litros e 185 cv, e EX V6, com o 3,5-litros de 24 válvulas e 278 cv. Ambos trazem sistema ECON para direção econômica, câmera de ré com ângulo expandido e acendimento automático de faróis. O V6 vem ainda com acesso e partida sem chave, monitor de ponto cego por meio de uma câmera localizada no retrovisor direito e rodas de 17 polegadas.
Anunciado como modelo 2014 (mas ainda não à venda, pois não é permitido licenciar um 2014 ainda em 2012), o novo Civic, traz nova cilindrada em versões inéditas, LXR e EXR, ambas associadas à caixa automática de cinco marchas, sem opção por manual. Sua potência vai a 150 cv com gasolina e 155 cv com álcool, ante 139/140 cv de potência do motor 1,8, que permanece na versão de entrada LXS, com câmbio manual ou automático. Outras mudanças sofridas pelo sedã são: sistema de partida a frio com aquecimento de álcool, que dispensa o tanque de gasolina auxiliar (e elimina o estranho “bocal de Brasília” no pára-lama dianteiro); interface Bluetooth para celular em todas as versões e tampa do porta-malas revestida, itens estes que atendem a pedidos do público.
Mas à expectativa fica por conta do Civic Si, exposto no estande da Honda, na versão cupê vendida nos Estados Unidos. A Honda fala em importação para 2014, mas avisa que poderá haver mudanças no carro. O Civic Si mostrado tem motor de 2,4 litros com 201 cv de potência e torque de 23,5 m.kgf (ganho importante em relação ao de 2,0 litros da geração anterior), câmbio manual de seis marchas, rodas de 17 polegadas com pneus 215/45, teto solar e sistema de áudio com “subwoofer”.
E no CR-V apresentado pela fabricante japonesa, o motor flexível de 2,0 litros é o mesmo do Civic, com igual potência e também associado à caixa automática de cinco marchas, tanto na versão LX com tração dianteira quanto na EXL de tração integral. Mas há boas notícias e expectativas. É que o CEO da Honda Motor Corp., Takenobu Ito, anunciou novos planos da montadora japonesa para o Brasil. De acordo com o executivo, a Honda pretende construir uma nova fábrica no País em 2013. Atualmente, a empresa conta somente com uma fábrica no território brasileiro, localizada em Sumaré (SP). A Honda expandirá ainda seu centro de pesquisa para desenvolver produtos para o mercado brasileiro, deixando um pouco de lado a matriz.