Lexus mostra superesportivo LFA
Com um “design” limpo, fluido e atlético, o LFA transpira estilo em cada uma de suas curvas e angulações. Seu visual inovador é associado à Lexus pela presença das três principais características da filosofia de “design” da marca, L-finesse. Com raízes tanto na milenar cultura japonesa quanto na contemporânea, a L-finesse busca expressar racionalmente três elementos fundamentais: simplicidade incisiva, elegância intrigante e antecipação contínua.
Guiadas pelo “layout” do motor frontal, do grande entre-eixos, das pequenas saliências, da aerodinâmica sofisticada e da cabine rebaixada e aconchegante, as linhas do LFA fluem do teto ao assoalho, indo naturalmente do convexo ao côncavo. O avançado conjunto ótico do modelo inclui faróis de xenônio de alta intensidade e luzes de freio em LED. E seus espelhos retrovisores foram projetados não apenas para oferecer excelente visibilidade, mas também para canalizar ar frio para as entradas de ar traseiras do LFA.
Ao abrir a porta do LFA, é revelado um “cockpit” rebaixado, montado artesanalmente com os materiais mais avançados, que reflete a dinâmica do carro, totalmente voltada ao motorista. A intimista cabine com dois lugares foi concebida em todos os parâmetros – ergonomia, acústica, conforto, versatilidade e visibilidade – para colocar o condutor no centro da equação da dirigibilidade. A cabine é dividida de forma lógica em três áreas. A primeira é a mecânica, o esqueleto que enfaticamente sublinha a performance do LFA. A segunda é a humana, com os assentos que abrigam os ocupantes confortavelmente, mesmo em situações de direção extrema.
Impulsionado por potente motor V10 de 4,8 litros, que rende a potência máxima de 560 cv a 8.700 rpm e o torque de 48,9 kgfm a 7.800 rpm, o cupê superesportivo de tração traseira LFA é o ápice da busca pela perfeição que guia a Lexus desde seu surgimento, em 1988, apresentando uma nova proposta de veículo esportivo para o século 21.
Sua premissa é tão simples quanto ousada: oferecer experiência suprema ao dirigir. Apresentado ao público no Salão de Tóquio de 2009 e equipado com um sistema de transmissão automático de seis velocidades seqüencial, o LFA atinge a velocidade máxima de 325 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Além da alta performance, o propulsor do LFA também se destaca pelo ronco característico, uma verdadeira assinatura do modelo. O resultado do trabalho trouxe um ronco único, semelhante aos dos bólidos mais rápidos do mundo, capaz de tirar o fôlego de qualquer aficionado por carros superesportivos.
O seu processo de construção é minucioso e menos de 20 unidades são fabricadas por mês. A produção total do LFA será de apenas 500 unidades, numeradas, denotando o caráter exclusivo do veículo. Para o Brasil, uma unidade estará disponível.