Amarok Canyon no Salão do Automóvel
Configurado especificamente para a prática radical da canoagem, a Amarok Canyon visa demonstrar a versatilidade do utilitário para aplicações especiais. Todos os detalhes da Amarok Canyon, que foi mostrada pela primeira vez no Salão de Genebra, em abril deste ano, foram concebidos para atender às necessidades deste esporte radical, desde o equipamento de rodagem da picape aos detalhes na área de carga. “Com esta adaptação estamos colocando em evidência o DNA original da Amarok”, explica o Dr. Wolfgang Schreiber, diretor de Desenvolvimento da Volkswagen Veículos Comerciais.
A Amarok Canyon é mais alta e larga do que o modelo de série e sua cor é também mais exótica. A carroceria da picape, com um brilho especial devido às três camadas da pintura “Laranja Baladi”, foi elevada em 40 mm com o uso de um “kit” especial. Calçada com pneus especiais, a picape da Volkswagen ficou 85 mm mais alta que a versão de produção. A picape conceito também ganhou faróis auxiliares montados sobre o teto.
Outros toques visuais incluem lanternas traseiras escurecidas e a proteção inferior da carroceria em cor contrastante. Dois estribos acionados eletricamente facilitam a entrada e a saída do veículo, apesar da altura maior. Os estribos foram criados para não chamarem a atenção e se retraem quando o veículo está em movimento, para manter a alta capacidade “off-road” da Amarok original. A largura da versão conceitual também foi aumentada para permitir sua utilização específica. As caixas das rodas foram alargadas 35 mm em cada lado para criar espaço para os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18, montados em rodas tipo “Durban” pintadas na cor Adamantiun Dark, com alto brilho.
Na traseira, o assoalho possui duas cavidades com forração macia e as proas dos caiaques são posicionadas numa barra da mesma cor das rodas, com tirantes que os seguram com firmeza. Os dois caiaques de fibra de carbono são fixados no assoalho da caçamba. Os remos ficam presos na parte interna da tampa da caçamba, fáceis de alcançar.
Todo o equipamento restante (capacetes, coletes e calçados especiais), também é guardado com segurança: os capacetes em redes na divisória da caçamba com a cabine e o restante em pequenas caixas com tampas à prova d’água que podem ser trancadas. Dentro da cabine foi usado um jogo de cores especial, com detalhes e toques decorativos, com os bancos de couro em duas cores. Sob uma cobertura, no painel, há três instrumentos auxiliares, que mostram os ângulos de subida e inclinação lateral da Amarok, fornecendo ao condutor importantes informações para maior segurança em condições fora de estrada mais radicais.
A Amarok Canyon utiliza motor biturbo 2.0 TDI com 180 cv (132 kW), que oferece torque máximo de 40,81 kgfm (400 Nm) entre 1.500 e 2.250 rpm e sistema 4MOTION de tração integral selecionável, com caixa de redução e travamento do diferencial no eixo traseiro, que assegura a eficiência da transmissão de força para as rodas, mesmo nas mais duras condições de uso.