Toyota Etios chega em 4 versões
Na versão de entrada do “hatch”, o Etios vem com “airbags” frontais, pára-choques na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas. A versão X, um degrau superior, tem tais equipamento e mais regulagem de altura do volante, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), desembaçador do vidro traseiro e filtro no sistema de ventilação. Como item opcional, esta versão tem o ar-condicionado.
O modelo XS agrega o ar-condicionado de série, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com AM/FM, CD player e entrada USB. Esta versão vem ainda com conta-giros e vidros e travas elétricos nas quatro portas. Todas essas três versões vêm com motor 1.3.
A topo de linha XLS vem com motor 1.5 e componentes adicionais como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Todas as três versões do Etios sedã têm sob o capô motor 1.5. A básica Etios X, vem com regulagem de altura, direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta de uso de cintos, barra de proteção nas quatro portas e desembaçador do vidro traseiro. O ar-condicionado é opcional, neste caso. A opção XS traz o ar-condicionado e acrescenta à lista maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricos. A topo de linha XLS vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçaneta na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Motores e consumo
De acordo com a Toyota, o propulsor 1.3 desenvolve 84/90 cavalos de potência (gasolina/etanol) e 11,9/12,8 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos com etanol e 12,2 segundos com gasolina.O consumo urbano prometido pela Toyota é de 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l a gasolina. O consumo rodoviário é de 9 km/l e 13 km/l. O motor o 1.5 tem 92/96,5 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. O consumo, no “hatch”, é de 8,5 km/l com etanol e 12,4 kml com gasolina, na cidade. Em estradas vai para 8,9 km/l e 13,4 km/l. Na versão sedã, o motor faz 8,4 km/l ou 11,9 km/l na cidade. E 9,3 km/l e 14 km/l na estrada. Todas as versões contam apenas com câmbio manual.
A meta de produção inicial, de acordo com a Toyota, é de 70 mil unidades por ano, mas a fábrica tem capacidade para 400 mil unidades anuais. Atualmente, a fabricante tem 2,8% de participação no mercado nacional e projeta crescimento entre 4% e 5% nos próximos anos, atingindo o patamar de 4 milhões de unidades. Além dos 3 anos de garantia, a Toyota informa que, até 60.000 km, o gasto com revisão será de R$ 1.635,00. Os carros serão oferecidos nas cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatch) e verde e vermelho (só para o “hatch”). O Etios chega às concessionárias no próximo dia 28 de setembro e terá 3 anos de garantia.
Confira os preços e versões:
Hatch:
Etios 1.3: R$ 29.990;
Etios X 1.3: R$ 33.490;
Etios X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190;
Etios XS 1.3: R$ 38.790;
Etios XLS 1.5: R$ 42.790.
Sedã (motor 1.5):
Etios X 1.5: R$ 36.190;
Etios X com ar-condicionado 1.5: R$ 38.890;
Etios XS 1.5: R$ 41.490;
Etios XLS 1.5: R$ 44.690.