Suzuki lança no Brasil o Grand Vitara 2013
De série o novo Grand Vitara passa a ter e em todas as versões mais um item de segurança, o Brake Override. O sistema reconhece quando acelerador e freio estão pressionados ao mesmo tempo e garante a desaceleração do veículo em situações de emergência. Outra tecnologia é o Cruise Control, piloto automático que acompanha os modelos com transmissão automática. O comando, uma vez programado, permite retirar o pé do acelerador e proporciona maior conforto ao dirigir em estradas por garantir a precisão no controle de estabilidade.
Na parte frontal, o cinto de segurança traz ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis (o primeiro para colisões leves, o segundo puxa o corpo para traz e o terceiro que aciona o “airbag”). Os “airbags” complementam o cinto de segurança e protegem a parte superior dos ocupantes. Importante ressaltar que o acionamento da bolsa de ar é apenas em casos extremos para proteção de lesões fatais. O motorista ainda dispõe de pedais desmontáveis e coluna de direção retrátil em caso de impacto. Nos bancos traseiros, os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para os três ocupantes, além do sistema de fixação para cadeirinhas e assentos infantis (Isofix).
As portas traseiras também trazem o sistema antiabertura suplementar de segurança (trava para crianças). Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e possuem os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos) e o BAS (sistema que identifica uma situação de emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumenta automaticamente a carga da frenagem nas rodas independente da força aplicada).
Seu motor de alumínio, 2.0L (DOHC), mais leve, contribui para o desempenho do veículo com baixo nível de ruído, vibrações e aspereza (NVH). Movido à gasolina e 16 válvulas, é capaz de entregar 140 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm. O coletor de admissão variável de controle eletrônico otimiza o torque e potência para todas as faixas de rotação do motor. A suspensão McPherson na dianteira com barra estabilizadora tubular e Multilink na traseira, receberam atenção especial em seu projeto com a calibração de molas e carga dos amortecedores. Associados aos “sub chassis heavy duty” e à estrutura monobloco, garantem segurança de maneira única com um padrão de dirigibilidade excepcional.
Em sua versão 4×4, o Grand Vitara é equipado com o mais robusto, resistente e confiável sistema de tração permanente. No asfalto, por ser “All Wheel Drive” (AWD) entrega mais “grip” o que aumenta a segurança. No uso fora de estrada o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado e reduzida aumentando a aderência e força para qualquer tipo de terreno, inclusive no uso severo “off-road”. O SUV da Suzuki possui a dirigibilidade de um sedan com um amplo espaço interno sem aumentar o comprimento total do veículo. O ângulo de abertura das portas, otimizado, garante o fácil acesso a todos os ocupantes.
Para a Suzuyki, o Grand Vitara traz a medida ideal para a família e um porta-malas com diversas configurações de capacidade de carga. As cores disponíveis do novo Grand Vitara são: Prata, Branco, Preto, Azul, Vermelho, Cinza Metálico e, em edição limitada, Bronze. O Grand Vitara Limited Edition e outras novidades da Suzuki poderão ser conferidas no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro até 04 de novembro próximo.
Tabela de preços (24/09/2012)
Grand Vitara 2012/2013
4×2 manual – R$ 72.914,00
4×2 automático – R$ 80.300,00
4×4 manual – R$ 81.875
4×4 automático – R$ 88.025,00
4×2 automático com teto solar – R$ 82.300,00
4×4 automático com teto solar – R$ 90.025,00
Versão Limited Edition – disponível a partir do Salão do Automóvel.