Renault vende 135 Master para o Governo do Paraná
Os veículos que vão servir ao povo paranaense são do tipo Furgão L2H2 (teto alto e chassi médio) e trazem, entre outros itens, ar-condicionado adicional para a parte traseira do veículo, sinalizadores externos, piso de material antiderrapante e lavável; passagem entre o salão de atendimento e a cabine do motorista; armário com balcão, prateleiras, lixeira e portas corrediças; suportes para cilindro de oxigênio; corrimão no teto; maca articulada de alumínio e suporte escamoteável no teto para soro e sangue. Os veículos são equipados com motor diesel 2.5 dCi 16V, que tem cabeçote de alumínio e sistema Common Rail. Equipado com esse propulsor, o Master desenvolve a potência máxima de 115 cv (3.500 rpm) e 29,6 kgfm de torque máximo (1.600 rpm).
Experiência de líder
Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil é a marca que mais opções oferece aos consumidores brasileiros, além de ser a única a dar garantia de fábrica. Atualmente, cerca de 25% das vendas do Master são de modelos transformados. Entre os que têm maior procura estão os destinados ao uso hospitalar e a linha executiva. Os projetos desenvolvidos pelos fornecedores e validados internamente na Renault do Brasil primam pela segurança e qualidade.
Renault Pro+
Por isso a importância dada pela Renault aos clientes profissionais é reforçada pelo programa “Renault Pro+” (leia-se Pró Mais), sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho. O “Renault Pro+” é uma evolução do programa “Renault Empresas”, que já vinha sendo oferecido com sucesso aos consumidores brasileiros de comerciais leves, disponibilizando um tratamento diferenciado, desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada. O “Renault Pro+” é composto por uma rede de concessionárias credenciadas em todo o território nacional. Os funcionários dedicados são treinados pela fábrica para atender esses clientes especiais.
Dentre os treinamentos é possível destacar: consultoria de vendas, visitas externas aos clientes, consultoria especializada em atendimento de taxistas e pessoas portadoras de necessidades especiais, agilidade e qualidade no atendimento de clientes frotistas, entre outros. Além disso, as concessionárias participantes do programa contam com área específica, dedicada exclusivamente à exposição de veículos utilitários. Na oficina, há boxes de serviços próprios, equipado com elevador de cinco toneladas voltado para o atendimento aos clientes profissionais.
Baseados em pesquisa com clientes profissionais tanto da marca Renault quanto de concorrentes, foram extraídas as principais necessidades deste tipo de cliente e então traduzidas em 12 promessas ao cliente que serão monitoradas constantemente pela montadora juntamente a rede de concessionárias, são elas:
1) Área exclusiva para empresas e clientes profissionais;
2) Equipe especializada em utilitários, taxistas e pessoas com deficiência;
3) Ampla exposição de veículos utilitários;
4) Test-drive em veículos de passeio e utilitários;
5) Proposta de utilitários ou transformados em até 48h;
6) Apresentação de um técnico da oficina na entrega do veículo;
7) Acesso gratuito à internet;
8) Manutenção de utilitários de até 5 toneladas;
9) Oficina com atendimento prioritário para taxistas e clientes profissionais;
10) Revisões programadas no manual com entrega em 24h;
11) Lavagem cortesia para carros com passagem pela oficina;
12) Praticar custos de manutenção competitivos, conforme a revisão preço fechado.
É intenção da marca é chegar a 53 concessionários “Renault Pro+” até abril de 2013, o que garantirá uma cobertura de 86% do mercado de atuação da Renault.