Esportivo RS 5 Coupé chega para completar linha A5 da Audi no País
O novo Audi RS 5 Coupé é equipado com um motor aspirado 4.2 FSI, 8 cilindros em V e 4.163 cm³, que desenvolve 450 cv a 8.250 rpm de potência e torque máximo de 430 entre 4.000-6.000 rpm. Graças ao propulsor, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O consumo combinado (cidade e estrada) é de 9,2 km/l, menor do que o de seus principais concorrentes. A transmissão S tronic 7 velocidades, de série, contribui para a alta eficiência do veículo e o condutor pode optar pelas trocas rápidas automáticas no câmbio de dupla embreagem ou selecionar as marchas na alavanca seletora ou shift-paddles no volante.
Como todos os modelos RS, o Audi RS 5 Coupé possui tração permanente quattro de série, de última geração, com diferencial esportivo quattro (que ativamente distribui a força entre as rodas traseiras) e ESP ( programa de estabilização eletrônica, que pode ser desligado no Modo Esportivo), ambos também de série.
Outro destaque é a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
Design esportivo e interior elegante
Confirmando a vocação para andar na frente, o novo Audi RS 5 Coupé é 20 milímetros mais baixo do que o Audi A5 e vem com rodas de liga leve de 20 polegadas, com novo desenho, e pneus 275/30. A dianteira, inconfundível, recebeu singleframe com aparência de alumínio fosco e grade do radiador com superfície metálica polida e emblema RS 5. Outra característica da parte da frente são as grandes entradas de ar, para-choque esportivo e os faróis bi-xenônio, com faixas estreitas de luzes diurnas em LED, que brilham junto com o singleframe. O conjunto ótico tem ajuste automático de altura e limpador.
Os para-lamas acentuados e as extensões das soleiras de portas – que receberam acabamento em alumínio com estilo exclusivo RS 5- definem a lateral poderosa. Atrás das grandes rodas com design atraente pode ser visto o sistema de freio de alto desempenho, com discos ventilados com 365 milímetros na dianteira, e pinças dianteiras pintadas na cor preta de alto brilho. Para completar o acabamento, frisos decorativos em padrão alumínio fosco e espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função antiofuscamento automática e memória – que receberam capas externas pintadas em alumínio fosco.
A traseira traz para-choque com difusor integrado e grandes ponteiras de escapamento ovais e foscas. Para agradar os ouvidos, o sistema de exaustão faz o Audi RS 5 Coupé soar ainda mais esportivo. As lanternas traseiras também utilizam LEDs, assim como as setas de direção. A tecnologia, que consome metade da energia quando comparada às lâmpadas incandescentes, é feita para ter vida útil prolongada.
Para completar o visual na parte de trás, spoiler elétrico na cor do veículo que se projeta automaticamente da extremidade da tampa do porta-malas em velocidade acima de 120 km/h, para aumentar a pressão aerodinâmica.
Com dimensões confortáveis, o esportivo, que pesa 1.725 kg, tem 4.649 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.366 mm de altura, com entre-eixos de 2.751 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 64 litros e o porta-malas comporta 455 litros, capacidade superior a dos concorrentes diretos.
A montadora oferece 8 opções de cores externas: Branco Ibis, Prata Prisma, Cinza Suzuka, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Preto Fantasma, Azul Sepang e Preto Pantera. O interior vem na cor preta.
Novos materiais também fazem o cockpit do Audi RS 5 Coupé mais elegante, como o acabamento interno em fibra de carbono. Bancos esportivos da linha S, em couro Napa Fina, com ajustes elétricos e memória (para o motorista), estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente, além de apoio lombar com ajuste elétrico também nos bancos dianteiros. O banco traseiro é bipartido e o modelo vem equipado com teto solar e ski bag. Como opcional, são oferecidos bancos estilo “concha”, tapetes com logotipo RS 5 Audi Exclusive e elementos de comando em camurça Audi Exclusive.
Entre os itens de conforto e conveniência de série, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift-paddles.
Motorização
O motor 4.2 feito na planta da Audi em Györ, na Hungria, incorpora a tecnologia de injeção FSI, que a montadora alemã trouxe das pistas de corrida e que funciona com o comprovado conceito de alta rotação HRC (High Revolution Concept). A tecnologia FSI injeta combustível diretamente nas câmaras de combustão, onde este é altamente comprimido, produzindo uma mistura combustível/ar muito uniforme e de combustão mais eficiente. O resultado é melhor produção e entrega de potência.
Outro ponto importante é que a injeção direta serve para resfriar o interior das câmaras de combustão para que possa ser aumentada a compressão do motor, com vantagens tanto em termos de potência, quanto de torque. Desta forma, o motor de alta potência do Audi RS 5 Coupé permite faixas de rotação de até 8.250 rpm, com torque máximo de 430 Nm entre 4.000 – 6.000. Em conjunto com o câmbio S tronic, de dupla embreagem, garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Componente importante do motor é o conceito de alta rotação HRC, que permite elevada produção de potência por litro de deslocamento, associada a uma entrega uniforme em todas as faixas de rotação. O motor fica extremamente ágil, com subida de giro fácil e reage imediatamente ao pedal do acelerador, produzindo um ronco forte. Com alta eficiência da motorização, o índice de emissão (combinado) de CO2 é de 252 g/km.
Segurança
O esportivo RS 5 Coupé é completo no quesito segurança, com equipamentos de série como o Audi Drive Select, que permite modificar o comportamento de módulos do veículo, como o diferencial esportivo quattro, direção dinâmica e suspensão esportiva com regulagem de amortecedores DRC (Dynamic Ride Control) com um simples comando, optando pelos modos Comfort, Auto, Dynamic e Individual – este último oferece configuração de acordo com as preferências do motorista.
O veículo possui ainda indicador de pressão dos pneus, além de kit de conserto, e assistente de freio. Airbags frontais, laterais e de cabeça completam o pacote de segurança, assim como o sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e o sistema Keyless-Go (que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave).
Outros equipamentos
Os sistemas de informação e entretenimento do superesportivo incluem Audi Music Interface, DVD Player, Rádio com MMI (Multi Media Interface), sistema de som Bang & Olufsen, com Bluetooth e microfones espalhados pela cabine, para que o motorista possa efetuar ligações sem pegar o celular, além de sistema de navegação. Mais informações acesse www.audi-imprensa.com.br.