Descanso para motoristas de caminhão
A fiscalização punitiva para quem não cumpre a lei foi suspensa por 180 dias até que novas resoluções sejam reestudadas e publicadas no diário oficial. A fiscalização, com as devidas punições, quando for retomada, só será feita nas rodovias que realmente possuem condições para dar cumprimento à lei.
Na realidade, essa lei era necessária para reduzir as tragédias que envolvem caminhões nas estradas brasileiras, com grande quantidade de mortes e de custos materiais. Mas, as condições brasileiras ainda não são as melhores para impor essa lei. Não existem locais apropriados em quantidade suficiente para abrigar esses motoristas com segurança e conforto.
É preciso, então, dar um tempo para que os empresários do setor invistam nesse novo negócio. O governo deveria, também, oferecer uma linha de crédito com juros baratos para eles. É tudo uma questão de tempo e esse setor de serviços em estradas vai, certamente, crescer e gerar muitos empregos novos.
Sugestão: quem quiser saber o que deve fazer, basta dar um pulinho aos Estados Unidos e correr algumas estradas visitando os excelentes pontos de parada que lá existem.
Mais também, é hora da Polícia Rodoviária começar a fiscalizar os caminhões verificando o tacógrafo onde tem todas as informações do comportamento do veículo com o percurso, tempo e velocidade utilizada.