DAF lança caminhão pesado XF105 em Hannover
Por fora da cabine, o XF ganhou uma grade com detalhes modernos que ajudam na aerodinâmica que tanto influi no consumo de combustível. O pára-choque é de aço galvanizado, a iluminação foi completamente redesenhada: agora, os faróis são de LEDs.Na traseira do XF, há um eixo mais leve, disponível para tracionar reboques de até 44 toneladas. A suspensão “Stabilink”, que incorpora a função da barra estabilizadora, ajuda na redução do peso tracionado para oferecer ao condutor um elevado grau de estabilidade
O caminhão é equipado com um motor MX de 13 litros, com injeção de combustível “common-rail” e disponível nas duas tecnologias de redução de emissões, a SCR e a EGR, mais um novo conversor catalítico chamado de DeNOx. As potências começam nos 410 cv e chegam a 510 cv de potência, podendo chegar a um torque de 2.500 Nm. De acordo com a DAF, os intervalos de parada para manutenção podem atingir até 150 mil quilômetros.
A DAF também se aplicou no desenvolvimento de um “lay out” melhor para os chassis. O tanque padrão de 90 litros de AdBlue – a uréia necessária para o Euro 6 – é posicionado sob a cabine, com as baterias do veículo sendo instaladas na parte interna dos chassis.
“Este novo veículo é fruto do projeto de engenharia moderno, o mais avançado feito por nós nos últimos 84 anos”, disse Harrie Schippers, presidente da DAF e vice-presidente da Paccar.