Toyota inaugura fábrica em Sorocaba
“Estou extremamente encantado por poder presidir a cerimônia de inauguração desta fábrica e apresentar a vocês o Etios, verdadeiro carro brasileiro feito para brasileiros”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. “Somente quem fez esforços no País pode conhecer os caminhos que o Brasil pode construir. A Toyota quer crescer junto com o Brasil.” A marca aproveitou a ocasião para anunciar a decisão de construir uma nova fábrica de motores em Porto Feliz (SP). No local serão feitos motores 1.3 e 1.5 para o Etios e propulsores 1.8 e 2.0 para o Corolla. O início das operações está programado para o segundo semestre de 2015, com uma capacidade anual prevista de cerca de 200 mil unidades.
A nova unidade da Toyota, que começa a produzir o Etios no próximo mês, tem 3,7 milhões de metros quadrados e é a primeira do País desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory da marca, o mesmo utilizado na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis e emissões de CO2 (dióxido de carbono), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.
Na oportunidade o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi afirmou que pretende dobrar as vendas da Toyota no Brasil nos próximos dois anos e se tornar uma das líderes de mercado nos próximos dez anos. A montadora está no Brasil desde 1958. Durante quatro décadas, a marca produziu apenas o utilitário esportivo Bandeirante no País, em São Bernardo do Campo (SP), que hoje faz componentes para Corolla e Hilux. Só em 1998 a fábrica de Indaiatuba (SP) começou a produzir um segundo modelo, o Corolla.