Ford Caminhões: marca tem participação Histórica no Rally dos Sertões 2012

0
Posted 21 de agosto de 2012 by bisponeto in
A Ford Caminhões tem uma participação histórica nos 10 dias do Rally dos Sertões, a maior competição off-road da América Latina. Disputando na categoria dos veículos comerciais, a equipe oficial Ford Racing Trucks/Território Motorsport participa do Rally principalmente com o caminhão pesado Novo Cargo 1933 4×4, chamado de “Monstro” pela sua robustez.

O público pode conferir a participação da equipe pelo canal Ford Racing Trucks no Facebook, no Twitter @fordracingtruck e acessar imagens no YouTube pelo www.youtube.com/fordcaminhoes. O 20° Rally Internacional dos Sertões tem chegada programada para o dia 28, em Fortaleza, CE. A largada foi nesta segunda-feira em Barrerinha, no Maranhão, depois que a primeira etapa de São Luiz foi cancelada para os caminhões.

Estrutura profissional

Além das características favoráveis do caminhão, ele é conduzido pelos maiores vencedores dos Sertões na categoria caminhões: o piloto Edu Piano, o navegador Sólon Mendes e o mecânico Carlos Sales.

“Temos uma estrutura profissional para esta competição radical. Ela é formada por 37 profissionais e conta com uma carreta inédita puxada por um Ford Cargo 6×6, um motorhome e mais três carros de apoio. E, principalmente, o Cargo 1933 altamente competitivo”, destaca Edu Piano, piloto e chefe da equipe.

Para encarar os 4.800 quilômetros da competição, que vai percorrer cinco estados (Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Ceará), a equipe está levando cerca de 120 pneus – praticamente um caminhão inteiro -, tamanho o desgaste devido às variações de piso e terreno que só veículos 4×4 podem superar.

A Ford Caminhões tem uma presença importante no Rally dos Sertões em seus 11 anos de participação. Na categoria de caminhões leves a marca é heptacampeã. Agora, passa a correr também entre os pesados, com o Cargo 1933 4×4, o primeiro com essa característica no mundo. “A complexidade dos Sertões aumenta a cada ano, por isso contamos com uma grande estrutura de competição”, afirma Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

Novo Cargo 1933 4×4

A equipe vem trabalhando há um ano para o Rally dos Sertões. “A preparação do Novo Cargo 1933 4×4 exigiu muitos detalhes técnicos porque introduzimos a transmissão integral no modelo normal de produção. Entretanto, sempre contamos com a força e a durabilidade do caminhão da Ford. Pelo seu visual robusto e agressivo, ele ganhou o apelido de ‘Monstro’ também para impressionar os adversários”, destaca Edu Piano.

Segundo ele, o Novo Cargo está bastante competitivo. “O teste maior será nestes dez dias de prova e confiamos na nossa preparação para ter um bom resultado”, diz Piano, que segue para sua 17ª participação consecutiva no rali.

220 km por hora.

O caminhão desenvolvido pela Território Motorsport em parceria com a Ford tem motor Cummins de 9 litros e 650 cavalos de potência. Ele pode atingir incríveis 220 km/h em qualquer terreno, desempenho incomum para um veículo com mais de 7 toneladas.

O conjunto foi preparado para enfrentar as condições mais severas. Seu sistema de tração 4×4 possui diferencial central, bloqueio e reduzida construídos especialmente para o modelo. Transmissão de seis marchas com relação dimensionada para condução esportiva, embreagem e amortecedores especiais para competição, molas e barras estabilizadoras modificadas são outros itens especiais. Ele tem rodas de alumínio de 22 polegadas e freios com lonas especiais.

Cargo 2628 6X6

Outro veículo criado especialmente pela equipe para os Sertões é o Ford Cargo 2628 com tração 6×6, também o primeiro Cargo do mundo nessa configuração. O gigante com 19,80 metros de comprimento impressiona pela robustez. Equipado com gaveteiros, bancadas e gerador de 12 kVA, transporta quase 40 toneladas de equipamentos, peças de reposição e ferramentas para apoiar o time durante toda a competição, com carreta tipo julieta.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)