Citroën lança novo C3 2013
A nova geração do Citroen C3 brasileiro segue o mesmo estilo do modelo europeu, lançado há três anos naquele mercado. Chega as concessionárias da marca em três versões: Origine, Tendence e Exclusive. Entretanto, o modelo brasileiro, conta com algumas peculiaridades próprias, como os faróis de LED (a partir da versão Tendence) e a grade frontal com os “chevrons” da Citroën integrados a peça.
O interior do C3 reformulado também tem estilo original, com novo volante semelhante ao do DS3, painel com novo grafismo e materiais de acabamento melhorados, acentuando o perfil “Premium” do produto, que chega para competir em pé de igualdade com Ford New Fiesta, Chevrolet Sonic e Volkswagen Polo. O novo Citroën C3 é um carro para um público que gosta de sofisticação “e que sabe fazer conta”, declarou o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, o português Carlos Gomes, durante a apresentação do carro a imprensa especializada.
De série, todas as versões do novo C3 terão freios ABS, “airbag” duplo, direção elétrica e ar-condicionado, entre outros itens. Haverá duas opções de motorização. A versão de entrada (Origine) e a intermediária (Tendence) contarão com o novo motor 1.5 8V flex, de 93 cavalos, em substituição ao antigo 1.4. Essa versão intermediária, chamada Tendence, que conta com pára-brisa panorâmico Zenith, que pode ser ampliado dos 99 cm de largura para 1,35 m, esticando-se sobre a cabeça do motorista e do passageiro, ampliando o campo de visão. De acordo com a Citroen deverá responder pela maior parte das vendas e custará R$ 43.990.
Chamada agora de Origine, a versão de entrada tem preço inicial de R$ 39.990, o que representa um aumento de R$ 5.000 na comparação com o modelo de entrada GLX da gama passada. As vendas começam neste mês. O novo C3 Origine vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, ABS, computador de bordo, vidros e travas elétricas. A opção intermediária do C3 é o Tendence, que também substitui o antigo GLX. Nessa configuração, disponível por R$ 43.990, o carro traz extras como faróis de neblina de LEDs, sistema de som Pionner, rodas de liga leve aro 15” e o pára-brisa “Zenith”, que se estende até a metade do teto do veículo.
Mas a motorização do C3 Exclusive é outra, no caso o motor 1.6 16V de 120 cv e torque máximo de 14,4 kgfm a 4.000 rpm. O motor da versão de topo de linha conta com o sistema “Flex Start”, que dispensa o tanquinho de gasolina auxiliar para partidas em dias frios, tecnologia da PSA que estreou no Peugeot 308. As opções de transmissões são a caixa manual de 5 marchas ou automática seqüencial de 4 velocidade, com destaque para a presença de “paddle shifts” ou seja, borboletas atrás do volante para aqueles motoristas que gostam de fazer trocas manuais.
Tanto o C3 Origine como o Tendence são impulsionados pelo novo motor 1.5i 8V Flex, que substitui o bloco 1.4 da linha anterior. Conforme dados da montadora, o propulsor desenvolve 93 cv a 5.500 rpm e 14,2 kgfm de torque a partir de 3.000 rpm. Ambos também possuem a opção única de câmbio manual de 5 marchas. A expectativa da Citroën é vender até 3.500 unidades do novo C3 por mês, mas isso somente a partir de 2013, quando a produção do carro atingir sua capacidade máxima.
Preços sugeridos do Novo C3 (com desconto de IPI): Origine: R$ 39.990; Tendence 1.5: R$ 43.990; Exclusive 1.6: R$ 49.990,00 e Exclusive 1.6 (com transmissão automática): R$ 53.990.