Chega a linha 2013 de J3 e J3Turin
Externamente, a principal mudança da família J3 surge na adoção de faróis dianteiros com máscara negra. Já a parte traseira recebe uma nova logotipia para identificar a tecnologia de variação de fase do comando de válvulas do motor 1.4 16V: o “VVT” terá a mesma grafia adotada no J5.
Por dentro, as alterações são generosas: novos bancos Black Fabric, que enaltecem o acabamento mais agradável ao toque e dão um ar mais esportivo aos modelos. Além disso, o quadro de instrumentos passa a contar com luz-espia de lanternas acesas e a manopla de câmbio, como no J5, é mais anatômica e moderna. Para completar o pacote, o quebra-sol do motorista dispõe agora de espelho de cortesia.
Tanto o J3 como o J3 Turin chegam equipados com o moderno motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, com 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm, o J3 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos (11,9 segundos para o J3 Turin) e velocidade máxima de 186 km/h.
Ambos são equipados com transmissão manual de 5 velocidades, com acionamento por cabos. O sistema permite engates rápidos e precisos, acentuando a esportividade dos modelos, mas também garantindo o conforto ao rodar. O mesmo efeito é proporcionado pelas suspensões. Equipados com tradicional sistema McPherson nas rodas dianteiras, o destaque do J3 e do J3 Turin surge na construção traseira. São os únicos exemplares de sua categoria que dispõem de suspensão independente tipo “dual link”. Esse recurso aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço.
Para minimizar eventuais desequilíbrios, principalmente no “eixo de arrasto”, lembrando que todos os automóveis dessa categoria têm tração dianteira, os compactos da JAC Motors apresentam o melhor compromisso entre conforto, aderência e estabilidade deste segmento. Com discos ventilados de 241 mm de diâmetro, ou seja, superdimensionados para o desempenho dos modelos, os freios contam com tambor auto-ajustável nas rodas traseiras e, como equipamentos de série, assistência de ABS de 8ª. geração (antibloqueio) e EBD (divisor eletrônico de frenagem).
Equipamentos de série
J3 e J3 Turin possuem boa lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, duplo “airbag” frontal, acionamento elétrico de vidros, trava e retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura do facho e sensor de estacionamento traseiro.
Os modelos da JAC Motors oferecem ainda, também de série, volante com regulagem de altura, travamento automático das portas a 15 km/h, banco traseiro bipartido 60/40, CD player com 6 alto-falantes e entrada USB e rodas de liga de alumínio aro 15, entre outros itens. A versão sedan, J3 Turin, segue as mesmas linhas harmoniosas do J3, mas oferece mais espaço no compartimento de carga, graças ao generoso porta-malas, de 490 litros (350 l no J3). O tanque de combustível dos dois modelos possui 48 litros.