Caminhões Stralis tem novas versões
Mas o diferencial dos novos modelos Stralis é o casamento do câmbio com o motor, que possibilita um funcionamento na melhor faixa de rotação. Resultado: mais economia de combustível e redução dos níveis de poluentes. No motor de 9 litros a transmissão automatizada é de série e a garantia é de quatro anos. Destaque também para a versão com motor de 13 litros, mais produtiva e eficiente, principalmente em terrenos acidentados. Lembrando que as transmissões do novo caminhão pesado com motorização Euro 5 são manual e automatizada.
Outro aspecto importante dos novos Stralis é o sistema “single H”, onde o motorista vai encontrar um funcionamento mais simples e confiável. Nesse sistema, as marchas são posicionadas em H sobreposto, o que permite um desempenho na condução, mais segura. A tecnologia do Stralis evoluiu com o módulo de controle, projetado para a troca de informações com motores eletrônicos. O “software” define a estratégia de troca de marchas e é exclusivo para o veículo Stralis, permitindo engates de marchas rápidos, suaves e precisos.
Foram comercializadas ao todo, 350 mil unidades do Stralis em 40 países. Só no Brasil, onde existem 106 concessionárias, 22 mil unidades foram vendidas. Isso significa que o novo modelo, representa 20% das vendas da Iveco.
“Durante os dois anos de desenvolvimento do modelo foram cinco milhões de quilômetros de “test drive”, que corresponde a 120 voltas no mundo. São cinco versões de potência: 330 cv, 360 cv, 400 cv (4X2 e 6X2), 440 cv (4X2, 6X2 e 6X4) e 480 cv (6X4). Para os interessados, os preços variam de R$ 220 mil (entrada) a R$ 360 mil (topo de linha). Para 2013, as projeções são mais otimistas e a Iveco espera vender 10% a mais que neste ano. A linha Stralis parte dos R$ 220 mil e segue até os R$ 360 mil.