Audi A1 Sport chega com 185 cv

0
Posted 28 de agosto de 2012 by bisponeto in
A Audi reuniu a imprensa automotiva para apresentar oficialmente o compacto “premium” A1 Sport, a versão mais esportiva do compacto Premium A1: que está chegando as concessionárias da marca. Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, o Audi A1 Sport tem como principal destaque o motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência.

Esse motor conta com um sistema inédito de sobrealimentação duplo e em seqüência: um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. Graças a este sistema, o carro fica mais “esperto” em uma acelerada forte, como no caso de uma ultrapassagem na estrada, pois o compressor Roots elimina, por exemplo, o momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. O sistema, que equipa alguns modelos Audi na Europa, é inédito entre todos os carros vendidos no Brasil .

Com esse motor 1.4 TFSI (com 1.390 cm3 e 4 cilindros em linha), que gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm, o Audi A1 Sport  acelera de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 227 km/h. Seu torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração. Econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 Sport usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria.

Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e câmbio S tronic de 7 velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de câmbio com acabamento em couro ou ainda por intermédio de “shift paddles” no volante multifuncional, como nos carros de corrida.

Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

O sistema de vetorização de torque é outro complemento que melhora a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.

Equipamentos

De série, o Audi A1 Sport vem com: sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), e um sistema de vetorização de torque, que visa melhorar a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.

Há ainda “air bag” dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.As rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40), o arco da pintura, na cor do veículo, os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bixenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira. Os faróis têm ajuste automático de altura, o pára-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.

Seuss bancos são esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O volante é revestido em couro. E o banco traseiro é bipartido. O porta-malas, de acordo com a Audi, tem capacidade para 270 litros. Como opcional, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico e arco do teto com pintura contrastante, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, partida sem chave) e sistema de navegação. O Audi A1 Sport está chegando às concessionárias com preço inicial sugerido de R$ R$ 109.900 e, de acordo com a montadora alemã, este valor é com redução do IPI, previsto para terminar em 31 de agosto.

Fotos: Marcelo Spatafora.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)