Volkswagen reestiliza Gol e Voyage
A principal alteração está na frente (parecida com a do Fox), com elementos mais retilíneos e sóbrios que, de acordo com a Volks, seguem o DNA estético mundial da marca. Na traseira, há lanternas maiores e refletores nas extremidades inferiores do pára-choque. No Voyage, as lanternas passam a ser duplas: parte fixada na carroceria, parte na tampa do porta-malas. Cinco novos desenhos para rodas e calotas completam as mudanças de maior destaque.
Mais sutis são as mudanças internas: saídas de ar com novo desenho, painel com iluminação branca substituindo a azul (a do console é vermelha), novo padrão para os tecidos de bancos e forração parcial das portas, e novos rádios. A remodelação interna inclui também novos itens, como acionamento elétrico dos vidros dianteiros e abertura interna da tampa do porta-malas desde a versão básica.
Entre os equipamentos, dois Valem citação ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que aciona as luzes de freio intermitentemente numa pisada mais forte no pedal, a fim de evitar colisões, e, com o veículo parado, liga automaticamente o pisca-alerta; e o ECO Comfort, espécie de tutor de economia, que naqueles modelos equipados com o computador de bordo I-System manda mensagens ao motorista do tipo “Ar condicionado ligado; fechar janelas” ou “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”, entre outras.
BLUEMOTION
Também estréia na linha 2013 do Gol e do Voyage, a versão Bluemotion, que até então era disponível apenas para o compacto-premium Polo. Trata-se de um pacote de adaptações mecânicas, como os pneus com menor resistência à rolagem, que permitem aos modelos serem até 8% mais econômicos em relação aos seus antecessores, de acordo com a Volkswagen. Para ajudar no comportamento do motorista, há,um indicador digital de marcha ideal a ser utilizada. A versão Bluemotion é oferecida apenas na motorização 1.0, que agora passa a ser identificada como TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).
De acordo com a VW, ele é 4% mais econômico em comparação ao 1.0 VHT usado nos modelos 2012. Abastecido com etanol, o novo 1.0 TEC gera 76 cavalos de potência (a 5 250 rpm) e 10,6 mkgf de torque (a 3 850 giros). Com gasolina, os números caem para 72 cv e 9,7 mkgf, respectivamente, com os mesmos valores de rotação. O motor 1.6 VHT entrega 104 cv, a 5 250 rpm, e 15,6 mkgf, a 2 500 rpm, com etanol. Com gasolina no tanque são 101/104 cv e torque de 15,4/15,6 mkgf. A VW garante que a tabela de preços dos modelos 2013 sofreu reajustes muito pequenos em relação à gama anterior. O novo Gol 1.0, por exemplo, ficou R$ 86 mais caro.
Confira os preços: Gol 1.0: R$ 27.990; Gol 1.6: R$ 31.890; Gol 1.6 I-Motion: R$ 34.490; Gol 1.6 Power: R$ 38.290; Gol 1.6 Power I-Motion:
R$ 40.890; Voyage 1.0: R$ 29.990; Voyage 1.6: R$ 34.590; Voyage 1.6 I-Motion: R$ 37.190; Voyage 1.6 Comfortline: R$ 40.890,00 e Voyage 1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490,00 . (BN).