Rally: Primeira vitória é marco na história do XRC
A velocidade com que o XRC atingiu o pico da competitividade no Rally de Passo Fundo, onde conquistou a vitória, surpreendeu até mesmo os idealizadores do projeto. Apesar do XRC estar sendo desenvolvido há dois anos no Paraná, os testes do carro em condições reais de corrida só puderam ser realizados nas etapas de Erechim e Passo Fundo do campeonato brasileiro. Isso porque, o fato dos rallys serem disputados em estradas secundárias usadas diariamente pela população impede os treinos particulares das equipes.
Por esse motivo, a expectativa era a de que a primeira temporada do XRC fosse apenas de aprendizado e aquisição de dados para o ajuste fino do equipamento. Não é isso, no entanto, o que mostrou o domínio do XRC no Rally de Passo Fundo. “Em Erechim nós já tínhamos andado próximos dos ponteiros, mas vencer logo em nossa segunda prova mostra que o projeto foi muito bem concebido. Andar na frente de carros e pilotos consagrados no Campeonato Brasileiro é algo muito gratificante”, comentou Armando Miranda, navegador que integra a gestão do projeto XRC no Brasil.
A vitória dá ainda mais motivação para toda a equipe responsável pela construção do carro buscar novos desafios no Campeonato Brasileiro de Rally. Em setembro o XRC volta à ativa para a disputa da quinta e sexta etapas do campeonato nacional. Em mente, a busca por novas vitórias e a escalada de novos estágios no desenvolvimento do projeto.
“Nosso objetivo é continuar vencendo etapas no Campeonato Brasileiro e seguir o nosso plano de desenvolvimento para levar o XRC à disputa do Campeonato Sul-Americano de rally ainda neste ano”, completou Miranda.
O kit que compõe o XRC se adapta à grande maioria dos carros fabricados no Brasil. Os monoblocos fabricados em série são usados como base e recebem, inicialmente, todos os itens de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo para a homologação de um carro de rally. A transformação continua com o motor e passa pelo câmbio, caixa de transferência, diferenciais e suspensão.
O propulsor V6 de 3,6 litros usado no XRC atinge 300 cavalos de potência. Além disso, possibilita vários tipos de acerto, o que garante maior desempenho ao carro. Ele é acoplado a uma caixa de câmbio sequencial produzida no Brasil. A suspensão tubular também foi totalmente desenvolvida no nosso país e garante máximo desempenho em qualquer tipo de terreno. Saiba mais sobre o XRC no site: www.xrcbrasil.com.br.